O Uso do Contry-of-Origin Image (COI) na Construção da Identidade da Marca no processo de Internacionalização de Empresas Brasileiras
Internacionalização; country-of-origin; country-of-origin image (COI); country-specific-advantage (CSA); empresas brasileiras.
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A internacionalização é uma estratégia adotada pelas empresas para a expansão dos negócios em mercados globais. Ao desenvolver novos mercados as empresas têm a oportunidade de aumentar sua receita e faturamento, bem como reduzir a vulnerabilidade às flutuações econômicas domésticas e acessar novos recursos. No entanto, o processo de internacionalização também pode acarretar custos adicionais devido às diferenças culturais, econômicas, institucionais, políticas e geográficas, além da possível influência da reputação do país de origem da empresa. Apesar desses desafios, as empresas podem adotar estratégias eficazes para gerenciar os aspectos relacionados ao country-of-origin image (COI) e conseguiram transformá-los em uma country-specific-advantage (CSA) no processo de internacionalização. Considerando a importância da internacionalização para o desenvolvimento das empresas brasileiras, o presente estudo busca responder à seguinte questão: Como o COI influencia o processo de internacionalização de empresas brasileiras em diferentes segmentos da indústria brasileira? Para isso, foi realizada uma análise por meio da estimação de modelos gravitacionais. Além das variáveis de controle tradicionalmente utilizadas nesse tipo de modelo, foram incorporadas variáveis adicionais com o propósito de aprofundar a compreensão e avaliar o impacto da imagem do país de origem sobre as exportações brasileiras dos setores de bebidas, cosméticos, móveis e vestuário. Os resultados obtidos estão em conformidade com as premissas do modelo gravitacional, demonstrando que o PIB dos países importadores apresenta significância estatística e impacto positivo sobre as exportações brasileiras, enquanto a distância entre os países exerce um efeito negativo e igualmente significativo. Ademais, os achados indicam que a imagem do país de origem tem um impacto estatisticamente significativo nas exportações dos setores de bebidas, móveis e vestuário, não se verificando, contudo, esse efeito no setor de cosméticos. De maneira geral, os resultados reforçam a relevância de as empresas brasileiras valorizarem e promoverem sua identidade nacional como forma de se projetarem internacionalmente, adotando, assim, uma estratégia de diferenciação baseada na imagem do país de origem.