TRABALHO INSTITUCIONAL DE CONSTITUIÇÃO DE MERCADOS: PERSPECTIVAS DE AGENTES INFLUENTES NO ESTADO DE MINAS GERAIS SOBRE O SEGMENTO DE CERVEJA ARTESANAL.
Palavras-chave: cerveja artesanal; trabalho institucional; constituição de mercados.
A cerveja é uma bebida milenar que atravessa a história da humanidade estabelecendo rituais, crenças, simbologias, ofícios, organizações e mercados. No Brasil, registros indicam sua produção desde meados do século XVII, mas sua consolidação mercadológica ocorreu a partir da década de 1830. Inicialmente, esse mercado apresentava configurações heterogêneas, com predominância de pequenos produtores que adotavam técnicas produtivas e estratégias comerciais distintas. Com o advento de novas tecnologias de produção a partir do século XX, o mercado de cerveja reconfigurou-se por meio da expansão de empresas de grande capital. Estas adquiriram cervejarias menores, capilarizaram seus polos, e padronizaram processos e produtos, o que levou a dominação do setor por grandes conglomerados. Contudo, ao fim da década de 1990, começa-se a aparecer no País agentes interessados em produzir, consumir e comercializar a bebida por meio de receitas, processos produtivos, e modelos de negócios que desafiaram a hegemonia do mercado. Movimento este que acarretou na constituição do segmento “artesanal”, como uma fatia do setor dotada de atividades, práticas e discursos próprios. Sob essa conjuntura, este trabalho buscou investigar o trabalho institucional de constituição de mercado do segmento de cerveja artesanal com foco na atuação de agentes influentes em Minas Gerais. A pesquisa qualitativa toma como lócus de análise o estado supramencionado por seu relevante papel na estruturação do segmento, e por ser o terceiro estado que mais produz cerveja artesanal no Brasil até a finalização do estudo, embora muito pouco se tenha documentado sobre a pertinência de Minas Gerais no campo. Epistemologicamente construcionista, a pesquisa funda-se na Teoria Institucional, e mais especificamente, na vertente do Trabalho Institucional com o intuito de descrever os movimentos de criação, manutenção e disrupção institucional que formaram e/ou sustentam o segmento. Ademais, ancora-se nos pressupostos da Sociologia de Mercados também na perspectiva institucional. Coletou-se os dados por meio de observação não-participante em organizações produtivas e eventos, pesquisas documentais, e entrevistas semiestruturadas com 51 agentes localizados ou influentes na trama cervejeira do estado. Utilizou-se a Análise Temática de Conteúdo como recurso metodológico. Nos resultados, descreveu-se a construção histórica-institucional do segmento em Minas Gerais. Seguidamente, descreveu-se os principais trabalhos instituições voltados para a constituição e continuidade do seguimento, caracterizando as práticas e discursos embebidos nos âmbitos cognitivo-cultural, normativo e regulamentativo das instituições atuantes no mercado. Finalmente, relatou-se os efeitos dessas atividades, como os novos trabalhos institucionais de ampliação do campo da cerveja artesanal no Brasil. As principais contribuições da pesquisa devem-se ao fato de documentar a história cervejeira de Minas Gerais com base em suas instituições, apresentar práticas de constituição de mercado que podem ser replicadas em outros setores, e se apresentar como uma pesquisa com potencial inovador ao utilizar a teoria do Trabalho Institucional aplicada a constituição de mercados, oferecendo subsídios para novas possibilidades analíticas.