A música na construção da imagem turística: um estudo sobre a rumba criolla em Fusagasugá, Colômbia.
Imagem turística, música local, estímulo auditivo, Rumba Criolla, Fusagasugá, turismo cultural.
Esta pesquisa visa analisar o papel da música local como estímulo auditivo na configuração da imagem turística de um destino, tomando como estudo de caso a Rumba Criolla em Fusagasugá, Colômbia. Será uma pesquisa de caráter aplicado, com abordagem de métodos mistos, integrando de forma complementar procedimentos qualitativos e quantitativos, e adotando um desenho exploratório-descritivo. O estudo integra teorias clássicas de construção de imagem de destino (Gartner, 1993; Echtner e Ritchie, 2003) com perspectivas contemporâneas e estudos recentes de marketing sensorial e turismo musical, incluindo o conceito de “destination songs” músicas associadas a destinos turísticos de (Gibson e Connell, 2007; Peng, 2023; Agapito, 2020; Wei et al., 2023) Metodologicamente o estudo se baseará na análise documental de materiais culturais, promocionais e históricos, entrevistas em profundidade com gestores culturais e do setor turístico da cidade, questionários estruturados aplicados a turistas participantes em festivais ou eventos de Rumba Criolla. Os resultados esperados são: saber se a música local influencia significativamente as dimensões cognitiva, afetiva e conativa dos consumidores no que se refere imagem turística, atuando como um recurso diferenciador e autêntico. Identificar, a partir dos dados obtidos, se a Rumba Criolla pode fortalecer a construção da imagem turística e a competitividade do destino de Fusagasugá, Colômbia. Achados que podem contribuir para as políticas públicas de promoção turística da cidade e região. Além disso, espera-se que os resultados proponham um modelo analítico-conceitual replicável em outros destinos da América Latina com patrimônio musical, que procurem saber como a música local influencia a imagem turística, ampliando o alcance acadêmico e prático da pesquisa.