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Banca de QUALIFICAÇÃO: NILSON GIOVANNI MUÑOZ HURTADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NILSON GIOVANNI MUÑOZ HURTADO
DATA: 12/12/2025
HORA: 08:30
LOCAL: PPGA - DAE
TÍTULO:

A música na construção da imagem turística: um estudo sobre a rumba criolla em Fusagasugá, Colômbia.


PALAVRAS-CHAVES:

Imagem turística, música local, estímulo auditivo, Rumba Criolla, Fusagasugá, turismo cultural.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Mercadologia
RESUMO:

Esta pesquisa visa analisar o papel da música local como estímulo auditivo na configuração da imagem turística de um destino, tomando como estudo de caso a Rumba Criolla em Fusagasugá, Colômbia. Será uma pesquisa de caráter aplicado, com abordagem de métodos mistos, integrando de forma complementar procedimentos qualitativos e quantitativos, e adotando um desenho exploratório-descritivo. O estudo integra teorias clássicas de construção de imagem de destino (Gartner, 1993; Echtner e Ritchie, 2003) com perspectivas contemporâneas e estudos recentes de marketing sensorial e turismo musical, incluindo o conceito de “destination songs” músicas associadas a destinos turísticos de (Gibson e Connell, 2007; Peng, 2023; Agapito, 2020; Wei et al., 2023)  Metodologicamente o estudo se baseará na análise documental de materiais culturais, promocionais e históricos, entrevistas em profundidade com gestores culturais e do setor turístico da cidade, questionários estruturados aplicados a turistas participantes em festivais ou eventos de Rumba Criolla. Os resultados esperados são: saber se a música local influencia significativamente as dimensões cognitiva, afetiva e conativa dos consumidores no que se refere imagem turística, atuando como um recurso diferenciador e autêntico. Identificar, a partir dos dados obtidos, se a Rumba Criolla pode fortalecer a construção da imagem turística e a competitividade do destino de Fusagasugá, Colômbia. Achados que podem contribuir para as políticas públicas de promoção turística da cidade e região. Além disso, espera-se que os resultados proponham um modelo analítico-conceitual replicável em outros destinos da América Latina com patrimônio musical, que procurem saber como a música local influencia a imagem turística, ampliando o alcance acadêmico e prático da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - LUIZ HENRIQUE DE BARROS VILAS BOAS (Membro)
Interno - ALESSANDRO SILVA DE OLIVEIRA (Membro)
Externo à Instituição - Benjamín Losada Posada - UNAL (Suplente)
Externo à Instituição - Francisco José Da Costa - UFPB (Membro)
Notícia cadastrada em: 09/12/2025 10:28
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