Notícias

Banca de DEFESA: CARLOS ALEXANDRE ROCHA DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ALEXANDRE ROCHA DA COSTA
DATA: 28/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Ciência dos Alimentos/google meet
TÍTULO:

Interação do proteoma e metaboloma durante o desenvolvimento de frutos de Caryocar brasiliense Camb. e Annona crassiflora Mart.


PALAVRAS-CHAVES:

Marolo, pequi, frutos do cerrado, crescimento, maturação, isoformas


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
RESUMO:

O Cerrado brasileiro é um bioma rico em espécies frutíferas exóticas, como o pequi e o marolo. Para elucidar mecanismos moleculares adjacentes ao desenvolvimento e amadurecimento desses frutos, este estudo analisou através de diferentes técnicas (métodos espectrofotométricos, UPLC, HPLC, HS-SPME-GC-MS) as alterações proteômicas e metabólicas em quatro estádios de desenvolvimento. No pequi, 234 proteínas foram identificadas e 47 metabólitos foram quantificados. Os resultados indicam que os fatores de transcrição mais influentes atuantes na regulação do amadurecimento são membros da família MAD-box. Proteínas relacionadas ao ciclo da metionina indicaram o alto consumo e reciclagem de metionina. Diferentes proteínas foram correlacionadas com a presença dos metabólitos, como a monodesidroascorbato redutase e a ascorbato peroxidase na reciclagem do ácido ascórbico; piruvato quinase, frutose bisfosfato aldolase e fitoeno sintase com biossíntese de carotenoides; S-adenosilmetionina sintase 1 como doadora de grupos metil na formação de trigonelina. A álcool desidrogenase, enzima fundamental na síntese de ésteres voláteis, teve aumento de aproximadamente 7,2 durante o desenvolvimento. No marolo, 993 proteínas foram identificadas e 45 metabólitos foram quantificados. No início do desenvolvimento há uma maior presença de proteínas ribossômicas, transcricionais e pós-traducionais. Foram identificadas as famílias de fatores de transcrição GATA, MADS-Box, MYB, F-box e HD-Zip, que são prováveis coordenadores dos processos biológicos do marolo. No estágio maduro, há um aumento no acúmulo de celulases, e o sistema antioxidante apresentou um comportamento majoritariamente constante. Portanto, um extenso grupo de proteínas e alguns metabólitos podem servir como biomarcadores de diferentes processos biológicos ou rotas biossintéticas no pequi e marolo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ÉDSON PABLO DA SILVA - CBA (Membro)
Externo à Instituição - RAFAEL BORGES VALADARES - ITV (Suplente)
Externo à Instituição - MARICELY JANETTE URÍA TORO - UEPA (Suplente)
Externo à Instituição - LUIZ JOSE RODRIGUES - UFMT (Membro)
Externo ao Programa - KALYNKA GABRIELLA DO LIVRAMENTO - DQI/ICN (Membro)
Interno - ELISANGELA ELENA NUNES CARVALHO (Membro)
Presidente - EDUARDO VALERIO DE BARROS VILAS BOAS (Membro)
Notícia cadastrada em: 18/11/2024 08:58
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 05/02/2025 12:57