Banca de DEFESA: DÉRCIO ANTÓNIO BANZE

DISCENTE: DÉRCIO ANTÓNIO BANZE
DATA: 31/07/2024
LOCAL: DBI02

Potencial de perfilhamento de cultivares de trigo sob cultivo de sequeiro em Minas Gerais

Triticum aestivum, curva de perfilhamento, análise biplot genótipo por característica, melhoramento de plantas

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Melhoramento Vegetal

A triticultura tem apresentado expressiva expansão no Brasil Central, com destaque para o cultivo de sequeiro em Minas Gerais. Com isso, há necessidade de realização de pesquisas nas áreas de melhoramento genético e tecnológico para ampliação do potencial produtivo. Uma das características morfoagronômicas da cultura do trigo que influencia o rendimento de grãos é o perfilhamento. Neste trabalho objetivou-se avaliar o potencial de perfilhamento de cultivares comerciais de trigo de diferentes obtentores sob condições de sequeiro na mesorregião do Campo das Vertentes de Minas Gerais e sua influência sobre o rendimento de grãos. Além disso, determinar o tamanho amostral otimizado para avaliar componentes de produção. Foram avaliadas 16 cultivares provenientes de diferentes programas de melhoramento de trigo no Brasil (Biotrigo Genética, Embrapa, Epamig e OR Genética de Sementes). Os experimentos foram conduzidos no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Agropecuária - Fazenda Muquém – da Universidade Federal de Lavras e na área da Faculdade Adventista de Minas Gerais, ambos no município de Lavras-MG.  O delineamento experimental foi o látice quadrado 4x4 triplo. A parcela foi constituída por cinco linhas de 5,0 m, espaçadas de 20 cm. Foram avaliadas as seguintes características: número de perfilhos emitidos e produtivos, espigamento, altura das plantas, comprimento da espiga, número de grãos por espiga, produção de grãos corrigida a 13% de umidade, massa de mil grãos e o peso do hectolitro. A análise dos dados individual e conjunta foi realizada usando a abordagem de modelos mistos com recuperação da informação interblocos. Para o número de perfilhos em diferentes datas, foi feita a análise em parcela subdividida no tempo. O agrupamento das médias fenotípicas ajustadas das cultivares foi pelo teste de Scott-Knott à 5% de probabilidade. O inter-relacionamento das cultivares e caracteres mensurados foi adicionalmente descrito por meio da análise biplot genótipo por característica. Houve diferença significativa entre as cultivares para a maioria dos caracteres avaliados, com exceção da produção de grãos. O número otimizado de espigas para aferir os componentes de produção comprimento e número de grãos por espiga foi de seis. A curva de resposta de perfilhamento variou entre as cultivares, com destaque para taxas de perfilhamento mais elevadas para as cultivares TBIO Mestre e TBIO Aton. A taxa de perfilhamento apresentou associação positiva com dias para espigamento e produção de grãos no metro linear.

Presidente - JOSE AIRTON RODRIGUES NUNES (Membro)
Interno - JOAO CANDIDO DE SOUZA (Suplente)
Interno - FLAVIA MARIA AVELAR GONCALVES (Membro)
Externo à Instituição - VANOLI FRONZA - EMBRAPA (Membro)