Notícias

Banca de DEFESA: BRUNA NATÁLIA VELOSO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA NATÁLIA VELOSO DOS SANTOS
DATA: 28/06/2024
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/vgd-kdfa-hag
TÍTULO:

Análise Citogenômica no complexo ‘humidicola’: revelando padrões de sequências repetitivas nos cromossomos de Urochloa humidicola (Morrone & Zuloaga) e Urochloa dictyoneura (Fig. & De Not.)  


PALAVRAS-CHAVES:

Brachiaria; poliploidia; DNA satélite; FISH


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O gênero Urochloa P. Beauv. (Brachiaria (Trin.) Griseb.), conhecido por sua importância agronômica, inclui espécies como Urochloa humidicola e Urochloa dictyoneura, que formam o complexo 'humidicola'. Essas espécies são conhecidas por suas características morfológicas semelhantes, gerando debates taxonômicos sobre sua classificação. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise citogenômica comparativa dessas espécies, focando na distribuição de sequências repetitivas (satDNA) em seus cromossomos, utilizando a técnica hibridização in situ fluorescente (FISH). As análises revelaram variações significativas na distribuição, intensidade e padrão dos sinais de FISH entre os acessos avaliados. Os padrões de hibridização das sequências satDNA mostraram uma complexidade genômica substancial, refletindo rearranjos cromossômicos e variações no número de cópias das sequências repetitivas. A comparação entre U. humidicola e U. dictyoneura revelou a conservação de algumas sequências satDNA, alinhando-se ao "modelo de biblioteca", onde espécies relacionadas compartilham um repertório de satDNAs herdados de um ancestral comum. No entanto, variações interespécies também foram observadas, refletindo a rápida evolução desses elementos repetitivos. Os resultados deste estudo expandem significativamente o conhecimento sobre a estrutura e organização do genoma de U. humidicola e U. dictyoneura. A identificação de padrões distintos de hibridização de satDNA entre os citótipos e espécies sugere que esses marcadores podem ser úteis na discriminação de cromossomos e na compreensão das relações evolutivas dentro do gênero Urochloa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDREA BEATRIZ MENDES BONATO - UEM (Suplente)
Externo à Instituição - Bianca Baccili Zanotto Vigna - UNICAMP (Suplente)
Externo à Instituição - CAIO TÚLIO RODRIGUES CORRÊA - AAFC (Membro)
Externo à Instituição - RENATA DE CASTRO NUNES - AGROCROP (Membro)
Externo à Instituição - MAGDALENA VAIO SCVORTZOFF - URep (Membro)
Interno - GIOVANA AUGUSTA TORRES (Membro)
Presidente - VANIA HELENA TECHIO (Membro)
Notícia cadastrada em: 13/06/2024 17:40
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 03/07/2024 06:27