Banca de DEFESA: BRUNO JOSÉ PETERS PAES

DISCENTE: BRUNO JOSÉ PETERS PAES
DATA: 29/07/2024
LOCAL: Auditório do Departamento de Biologia

ANÁLISE ESPACIAL DE EXPERIMENTOS EM BLOCOS INCOMPLETOS NO MELHORAMENTO DO FEIJOEIRO

Phaseolus vulgaris L., Melhoramento genético, Modelagem estatística.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Quantitativa

O feijão comum do grupo comercial carioca é o mais produzido e consumido do Brasil. Devido à sua importância, a Universidade Federal de Lavras tem conduzido um programa de seleção recorrente de feijão carioca, que se encontra no décimo oitavo ciclo. Resultados de sucesso têm sido observados ao longo destes ciclos como por exemplo a recomendação de diversas cultivares. A obtenção de linhagens superiores de feijão envolve a avaliação destes genótipos em variadas condições ambientais por meio de experimentos com diferentes números de tratamentos, repetições e delineamentos experimentais. Abordagens como modelos mistos e análises espaciais têm auxiliado na análise dos dados oriundos destes experimentos e, consequentemente, no aumento da acurácia de seleção no melhoramento do feijoeiro. Portanto, o objetivo deste trabalho foi verificar o efeito de incluir a informação espacial das parcelas de experimentos em delineamentos de blocos incompletos na acurácia da seleção de linhagens de feijão carioca. Além disso, propôs-se uma alternativa de seleção de linhagens de feijão carioca por meio da comparação destas com testemunhas referências. Um conjunto de 500 linhagens de feijão carioca do décimo oitavo ciclo de seleção recorrente da UFLA foram avaliadas, juntamente com 6 testemunhas, em delineamento de blocos aumentados quanto à produtividade, aspecto dos grãos e arquitetura de plantas. Foram selecionadas 250 linhagens para serem avaliadas novamente com as testemunhas quanto aos mesmos caracteres. Esse experimento foi conduzido em delineamento de látice quadrado. Os dados de avaliação das linhagens foram submetidos a análises individuais e conjuntas de variância/deviance com e sem incorporação da informação espacial das parcelas. A seleção das melhores linhagens foi realizada com base na comparação destas em relação às melhores testemunhas avaliadas em cada safra. Os modelos com inclusão da informação espacial foram mais precisos e acurados. Por meio das estimativas de médias ajustadas para as linhagens nestes modelos e da comparação destas com as testemunhas, foram selecionadas 52 linhagens com elevada produtividade e qualidade comercial dos grãos.

Externo à Instituição - AURINELZA BATISTA TEIXEIRA CONDÉ - EPAMIG (Membro)
Externo à Instituição - JOSÉ EUSTÁQUIO DE SOUZA CARNEIRO - UFV (Suplente)
Externo ao Programa - MAGNO ANTONIO PATTO RAMALHO - DBI/ICN (Membro)
Interno - ELAINE APARECIDA DE SOUZA (Suplente)