Banca de DEFESA: ANDREZA RAFAELY MARTINS JOSÉ

DISCENTE: ANDREZA RAFAELY MARTINS JOSÉ
DATA: 15/07/2022
LOCAL: Videoconferência

EFEITO DO TAMANHO DE PARCELA E NÚMERO DE REPETIÇÕES NA AVALIAÇÃO DE LINHAGENS DO FEIJOEIRO PARA FINS DE SELEÇÃO NO MELHORAMENTO

precisão experimental, melhoramento do feijoeiro, acurácia

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Para a escolha de linhagens promissoras e obtenção de resultados confiáveis, é necessária a realização de  experimentos com alta precisão que sejam capazes de detectar variações cada vez menores entre os tratamentos, visto que a tendência é que as diferenças entre as novas cultivares diminuam. Aumentar o número de repetições é o método mais geral e eficiente na obtenção de experimentos com boa precisão. No entanto, o aumento indefinido do número de repetições acarreta em custos elevados dos ensaios e área experimental demasiadamente grande para os experimentos em campo. Por isso, no planejamento experimental deve-se combinar o número de repetições com a escolha criteriosa de um tamanho adequado de parcela. Neste sentido este trabalho tem como objetivo determinar o tamanho de parcela e número de repetições ideal para a avaliação de linhagens no melhoramento do feijoeiro utilizando dois experimentos de safras diferentes conduzidos em campo. O presente trabalho constou de quatro experimentos de campo, sendo dois experimentos conduzidos na safra das “águas” de 2020, e os outros dois experimentos na safra da “seca” de 2021. Foram utilizadas um total de 75 linhagens de feijão de grãos tipo carioca. Afim de testar o tamanho da parcela e número de repetições, foram realizadas simulações utilizando os dados obtidos nas avaliações em campo, fazendo a utilização de diferentes cenários que envolvem combinações de diferentes análises usando o tamanho de parcela e número de repetições. Neste trabalho a simulação dos diferentes cenários foi realizada no ambiente R.

Presidente - VINICIUS QUINTAO CARNEIRO (Membro)
Interno - TIAGO DE SOUZA MARCAL (Membro)
Externo à Instituição - PEDRO CRESCENCIO SOUZA CARNEIRO - UFV (Suplente)
Externo à Instituição - MAGNO ANTONIO PATTO RAMALHO - UFLA (Membro)