Banca de QUALIFICAÇÃO: CONSTANTINO RICO RAIMUNDO ARTUR

DISCENTE: CONSTANTINO RICO RAIMUNDO ARTUR
DATA: 31/07/2023
LOCAL: Anfiteatro do Departamento de Biologia - DBI 02

Seleção de Linhagens em Programa de Melhoramento do Feijoeiro do Grupo Comercial Preto

Phaseolus vulgaris L.; Ganho Genético; Seleção Simultânea

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Quantitativa

O feijão comum (Phaseolus vulgaris L.) do grupo comercial preto é o segundo mais consumido e produzido no Brasil. Devido a sua importância a nível nacional, programas de melhoramento do feijoeiro preto dedicam-se na identificação de linhagens superiores quanto a resistência a patógenos, produtividade, arquitetura de plantas, aspecto de grãos, entre outras características de interesse econômico. A seleção recorrente tem sido empregada com eficiência no melhoramento desta cultura. Portanto, o objetivo deste projeto é selecionar linhagens de feijão preto com potencial para recombinação em programa de seleção recorrente e inclusão em ensaio intermediário da UFLA. O presente trabalho será dividido em duas partes, onde serão avaliadas dois conjuntos de linhagens de feijão preto oriundas da Universidade Federal de Lavras e da Universidade Federal de Viçosa. Na primeira parte serão avaliadas 5 testemunhas e 76 linhagens oriundas de populações segregantes obtidas de cruzamentos biparentais realizados na UFLA. Na segunda parte do trabalho, serão avaliadas 162 linhagens e 7 testemunhas de feijão preto oriundas da população base do primeiro ciclo de seleção recorrente do programa de melhoramento da Universidade Federal de Viçosa. Para execução da primeira parte serão conduzidos dois experimentos em delineamento de látice quadrado 9x9 com três repetições nas safras de outono-inverno de 2022 e seca de 2023. Já para a execução da segunda parte deste projeto, serão conduzidos também dois experimentos em látice quadrado 13x13 com três repetições. Em todos os experimentos, as linhagens serão avaliadas quanto arquitetura de plantas, produtividade e aspecto de grãos. As análises dos dados das duas partes deste projeto serão realizadas separadamente. Os dados de avaliação dos experimentos serão submetidos a análises individuais e conjunta de variância. Também serão estimados parâmetros genéticos com herdabilidade e posteriormente será realizada a seleção simultânea para os caracteres avaliados. Será utilizada a metodologia de análise de fatores para auxiliar na seleção das linhagens. Com base nesta seleção será predito o ganho genético ao realizar a recombinação destas linhagens. No prazo de dois anos, almeja-se selecionar vinte 20 linhagens de feijão-comum do grupo comercial preto com potencial para recombinação para iniciar o primeiro ciclo do programa de seleção recorrente da UFLA. Além disso, pretende-se selecionar as 75 melhores linhagens de feijão preto para inclusão no ensaio de intermediário de feijão preto da UFLA.

Presidente - VINICIUS QUINTAO CARNEIRO (Membro)
Interno - TIAGO DE SOUZA MARCAL (Membro)
Externo à Instituição - PEDRO CRESCENCIO SOUZA CARNEIRO - UFV (Membro)
Interno - LUCIMARA CRUZ DE SOUZA (Membro)