Banca de DEFESA: DANILO ALVES PEREIRA

DISCENTE: DANILO ALVES PEREIRA
DATA: 28/07/2020
LOCAL: Google Meet

CAPACIDADE COMBINATÓRIA E DESEMPENHO DE HÍBRIDOS DE SORGO SACARINO (Sorghum bicolor L. Moench.) COM APTIDÃO PARA PRODUÇÃO DE ETANOL E BIOMASSA

Bioenergia, produção de híbridos, linhagens macho-estéreis sacarinas, sensibilidade ao fotoperíodo, seleção para múltiplos caracteres

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Melhoramento Vegetal

O sorgo sacarino é uma cultura energética voltada primariamente para produção de etanol de primeira geração. Contudo, o melhoramento genético tem buscado a ampliação/flexibilização do ideótipo visando à obtenção de cultivares híbridas com diferentes níveis de sensibilidade ao fotoperíodo e que também associem elevado rendimento de biomassa, o que conduz a uma diversificação econômica da cultura permitindo sua exploração na cogeração de energia elétrica nas usinas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade combinatória de linhagens macho-estéreis e restauradoras de sorgo sacarino para produção de híbridos com diferentes níveis de sensibilidade ao fotoperíodo, bem como selecionar híbridos com elevada aptidão para produção de biomassa e etanol. Foram avaliados 30 híbridos experimentais, oriundos de cruzamento dialélico parcial envolvendo seis linhagens macho-estéreis com alto teor de açúcar no caldo e cinco linhagens restauradoras de fertilidade quanto aos caracteres dias para o florescimento (DPF), altura de planta (ALT), produção de massa verde (PMV), porcentagem de caldo extraído (EXT), teor de sólidos solúveis totais (SST) e toneladas de brix por hectare (TBH). Estes híbridos e mais seis testemunhas, totalizando 36 genótipos, foram testados em dois locais do estado de Minas Gerais. Diferenças foram detectadas entre os genótipos para todas as características. Os híbridos experimentais divergiram entre si para a maior parte dos caracteres, muito embora apenas alguns superaram o desempenho das testemunhas.  O melhor desempenho, considerando os vários caracteres, foi dos genótipos que possuem a linhagem restauradora CMSX5022 como genitor.  Considerando o caráter TBH, genótipos sensíveis e insensíveis ao fotoperíodo compuseram o topo do ranqueamento. Enquanto para o caráter PMV, os sensíveis ao fotoperíodo obtiveram claro destaque. Portanto, a sensibilidade ao fotoperíodo é importante para que genótipos sacarinos alcancem elevada produção de biomassa para cogeração de energia elétrica. Todavia, é necessária a recombinação para incorporar variabilidade no tocante a produção de biomassa nos genótipos insensíveis e na concentração de açúcares nos genótipos sensíveis ao fotoperíodo, de forma tal que, as linhagens para posteriores cruzamentos sejam ainda mais divergentes entre si para proveito da heterose.

Presidente - JOSE AIRTON RODRIGUES NUNES (Membro)
Interno - VINICIUS QUINTAO CARNEIRO (Suplente)
Externo à Instituição - AURINELZA BATISTA TEIXEIRA CONDÉ - EPAMIG (Suplente)
Externo à Instituição - LEONARDO DUARTE PIMENTEL - UFV (Membro)