Banca de DEFESA: SAMANDA LOPEZ PENA

DISCENTE: SAMANDA LOPEZ PENA
DATA: 15/01/2021
LOCAL: Departamento de Biologia - Remoto

AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO DE SEMENTES COM Bacillus subtilis BIOUFLA2 EM GENÓTIPOS DE MILHO EM RELAÇÃO À COLONIZAÇÃO DE RAIZES E INFECÇÃO POR Fusarium verticillioides

Fusarium verticillioides. Bacillus subtilis. Zea mays. Biocontrol

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética

O milho está exposto a uma extensa gama de patógenos que prejudicam sua qualidade e produtividade, entre os mais importantes se destaca o fungo Fusarium verticillioides. Este patógeno causa a podridão do colmo, espiga e contaminação por micotoxinas (principalmente fumonisinas), que representam grande risco para a saúde dos animais e humanos que as consomem. O biocontrole pode ser uma ferramenta útil no melhoramento da cultura, visando mitigar os danos causados pelos fitopatógenos, assim como a promoção de crescimento nas plantas. Para entender melhor os mecanismos de interação e associação do milho comercial com os microrganismos da rizosfera, foi conduzido um estudo de indução sistêmica para identificar o efeito de resistência a Fusarium verticillioides e promoção de crescimento com a bactéria Bacillus subtilis. O experimento foi estabelecido uma vez em campo, na Fazenda Experimental Vitorinha da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Brasil, e duas vezes em casa de vegetação, no Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Brasil, em períodos diferentes. Com isso, foi quantificada a capacidade de formação de biofilme na raiz, o comprimento e peso da parte vegetativa e radicular, assim como o controle biológico e a produtividade. Essas variáveis foram testadas em cinco híbridos simples de milho comercial (DKB390, 2B640, 2B688, BM855 e CD3770), sendo submetidos ao fatorial de tratamento 2 x 2 (Bacillus subtilis presente ou ausente, e Fusarium verticillioides presente ou ausente). Os resultados indicaram que existe variabilidade entre a formação do biofilme, confirmando a interação genótipo-dependente entre os híbridos trabalhados e Bacillus subtilis. Os genótipos DKB390, 2B640 e 2B688 apresentaram maior associação com Bacillus subtilis, porém a bactéria atuou como promotor de crescimento unicamente nos híbridos DKB390 e BM855, aumentando a produção em 2B688. Não se acharam evidencias de efeitos antifúngicos por Bacillus subtilis para o controle de Fusarium verticillioides em campo. Por outro lado, se obtiveram melhores resultados no tratamento com Fusarium verticillioides, promovendo o crescimento nos híbridos DKB390, 2B6040, 2B688, BM855 e CD3770, em pelo menos uma das variáveis de crescimento aéreo e radicular. Porém, Fusarium não mostrou resultados diferenciais na variável de produção. Os efeitos presenciados podem estar relacionados a fatores ambientas que condicionam o comportamento do fungo que conjuntamente cria reações de crescimento na planta. Já os resultados obtidos por Bacillus podem ser devidos à interação com outros microrganismos presentes na rizosfera. Mesmo assim, mais pesquisas devem ser feitas a fim de aprofundar no entendimento da natureza dos microrganismos e interação com materiais comerciais sob diversos fatores ambientais.

Presidente - WELISON ANDRADE PEREIRA (Membro)
Interno - CARLOS EDUARDO PULCINELLI (Suplente)
Externo ao Programa - FLAVIO HENRIQUE VASCONCELOS DE MEDEIROS - DFP/ESAL (Membro)
Externo à Instituição - CARLOS GUENTNER - UFLA (Membro)