Banca de DEFESA: ERIK MICAEL DA SILVA SOUZA

DISCENTE: ERIK MICAEL DA SILVA SOUZA
DATA: 26/02/2021
LOCAL: Departamento de Biologia - Remoto

ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE DE HÍBRIDOS DE MILHO (ZEA MAYS L.) VIA MODELOS MISTOS E ANÁLISE MULTIVARIADA

1. Interação GxE. 2. MHPRVG. 3. GGE-Biplot.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A interação híbridos x safras é um dos empasses nos programas de melhoramento genético de milho. As condições edafoclimáticas e de fitossanidade variam de uma safra para a outro e exercem grande influência sobre a resposta fenotípica de um dado genótipo em um dado local. Para explorar esse tipo de interação, o estudo de adaptabilidade e estabilidade por meio de análises estatísticas sofisticadas são importantes para a escolha acurada de híbridos superiores com base no desempenho produtivo. Neste contexto, o presente trabalho teve o objetivo de utilizar modelos mistos e análise multivariada para selecionar híbridos superiores quanto a adaptabilidade e estabilidade com base em três safras na região de Lavras-MG. Os experimentos foram conduzidos, em delinemaneto alfa-látice na safra 2018/19 e em látice triplo nas safras 2019 e 2019/20, na Fazenda experimental do Muquém da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Considerando todas as safras, foram avaliados 112 híbridos no total, sendo cinco híbridos comerciais (testemunhas) e 107 híbridos (tratamentos genéticos) pertencentes ao programa melhoramento genético de milho da UFLA. Foram avaliados os seguintes caracteres: produtividade, severidade da mancha branca e germinação. Para cada carácter foi realizada a análise de deviance individual e conjunta. Todos os caracteres, em ambas análises, foram significativas (p<0,05) pelo do teste da razão de verossimilhança (LRT) e os parâmetros genéticos foram estimados. No estudo de adaptabilidade e estabilidade, os híbridos foram avaliados e comparados pela a metodologia da média harmônica da performance relativa dos valores genotípicos (MHPRVG) e pela análise gráfica via GGE biplot. Ambas metodologias apresentaram resultados promissores e coincidentes. Os híbridos RD053, RD059 e RD048 foram selecionados neste estudo.

Presidente - JOAO CANDIDO DE SOUZA (Membro)
Interno - VINICIUS QUINTAO CARNEIRO (Membro)
Externo à Instituição - REGIS DE CASTRO CARVALHO - UFLA (Suplente)
Externo à Instituição - MARCELA PEDROSO MENDES - UFG (Suplente)