Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA APARECIDA MIGUEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA APARECIDA MIGUEL
DATA: 07/03/2023
LOCAL: Departamento de Biologia- Anfiteatro DBI-02

Genetic insights on potato breeding for clonal and parent selection

Solanum tuberosum; pedigree; efeitos aditivos e efeitos não aditivos

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Devido a sua alta capacidade nutricional e alto potencial produtivo, a batata é o terceiro alimento mais consumido mundialmente, entretanto seu potencial produtivo é pouco explorado. Este potencial pode ser explorado através de estratégias, capacidade de combinação, além de bons delineamentos experimentais que incrementam o ganho. Assim, este trabalho teve por objetivo o estudo da seleção clonal e de genitores para características de interesses comerciais de um programa de melhoramento de batata, através da matriz de relacionamento aditivo. Foram avaliadas duas populações clonais, obtidas a partir de cruzamentos biparentais, oriundas do programa de melhoramento de batata da Universidade Federal de Lavras para as características de produtividade total de tubérculos (TTY) e gravidade específica (SG). Estas populações foram avaliadas em sete experimentos variando em função do nível de estresse por calor: sem estresse por calor (WHS), estresse moderado por calor (MHS) e elevado estresse por calor (HHS). Com o intuito de verificar a partição dos efeitos genéticos aditivos e não aditivos para ambas características (TTY e SG), foram comparados dois modelos, um com efeito de clone e o outro incorporando informação de parentesco. O modelo com informação de parentesco foi o que apresentou melhor qualidade de ajuste nas análises para ambas características. Este permitiu a predição real do valor genotípico total de clones, ou seja, a combinação dos efeitos aditivos e não aditivos que permitem a seleção de indivíduos superiores, além de proporcionar a seleção de genitores para continuidade do programa de melhoramento. Deste modo, a seleção clonal baseada no valor genotípico total, fornecido pelo modelo com informação de parentesco, apresenta maior acurácia e consequentemente uma maior eficiência de seleção de clones e genitores. Os resultados do presente trabalho recomendam que a separação dos efeitos em um único modelo, é desejável, pois torna-se possível a seleção de clones e genitores simultaneamente.

Interno - FLAVIA MARIA AVELAR GONCALVES (Suplente)
Interno - JOSE AIRTON RODRIGUES NUNES (Membro)
Externo à Instituição - PEDRO CRESCENCIO SOUZA CARNEIRO - UFV (Membro)
Presidente - TIAGO DE SOUZA MARCAL (Membro)