Banca de DEFESA: MARIO HENRIQUE MURAD LEITE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIO HENRIQUE MURAD LEITE ANDRADE
DATA: 09/09/2019
LOCAL: Departamento de Biologia

Efficiency of Spatial Analysis on a Potato Breeding Trials

Solanum tuberosum L.; Melhoramento de plantas; Análise espacial; AR1xAR1; SpATS

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética

A experimentação de campo para a fenotipagem de plantas é uma das principais atividades do melhoramento de plantas. As estimativas dos parâmetros genéticos de interesse e também as médias ajustadas dos genótipos são fatores determinantes para o sucesso do programa de melhoramento. Esse processo está sujeito a diversos erros  tais como: diferenças na fertilidade do solo, quantidade de luz interceptada, competição entre parcelas, fenotipagem de baixa qualidade, estresses abióticos e bióticos que podem se distribuir de forma não homogênea e não serem quantificados da mesma forma, os quais podem interferir na seleção dos melhores genótipos. Uma maneira de amenizar este problema é o uso de abordagens analíticas mais precisas, como a análise espacial. Desta forma o presente trabalho verificou a eficiência de modelos espaciais, foram utilizadas duas abordagens: modelos auto-regressivos de primeira ordem (AR1) e o modelo SpATS. Para o estudo foram utilizados 30 experimentos oriundos do programa de melhoramento de batata da UFLA (PRO-BATATA) e da Universidade da Florida. Os experimentos foram realizados nas safras entre 2016 a 2019, utilizando os delineamentos de blocos aumentados e de blocos completos casualizados. Três características foram analisadas: produção total de tubérculos (PTT), produção de tubérculos graúdos (PTG) e peso específico de tubérculos (PET). Na primeira etapa os dados foram analisados na abordagem de modelos mistos considerando os erros independentes, após esse passo os dados foram analisados utilizando os modelos AR1xAR1, AR1xAR1+nugget e SpATS. Os resultados obtidos com os modelos espaciais foram comparados com os resultados do modelo com erros independentes utilizando a variância do erro de predição (PEV), a herdabilidade (h²) e também comparando o ranqueamento dos clones nos diferentes modelos e o consequente impacto na seleção dos melhores genótipos. Os modelos baseados no processo AR1 foram superiores comparados com o modelo base em 81% do casos para a PTT e para a PTG, e em 61% dos casos para a PET. Não foi encontrado um único modelo que possa ser usado em todos os casos, sendo necessário a inclusão de diferentes parâmetros para o controle dos erros globais para cada caso. As duas abordagens, AR1 e SpATS, foram eficazes no controle da variação local e global apresentando resultados semelhantes. A eficiência relativa para o modelo AR1 foi de 119, 113 e 107 e para o modelo SpATS de 121, 126 e 118, para a PTT, PTG e PET respectivamente. Em raros casos a eficiência relativa foi ligeiramente menor com o uso da abordagem espacial. A herdabilidade média foi maior com o uso dos modelos espaciais para as três características, essas diferenças foram de 14% para PTT, 8% para PTG e 7% para PET. Estas diferenças nos erros levam a diferenças nos clones selecionados quando a variação espacial foi de média a elevada magnitude, o que demonstra a importância do uso da forma analítica mais precisa. Os modelos espaciais se mostraram mais eficientes no controle da variação espacial em relação ao modelo com erros independentes, não houveram diferenças nos resultados obtidos entre os modelos AR1 e SpATS. Dessa forma nós recomendamos o uso da análise espacial como padrão para a análise de dados de campo em programas de melhoramento de batata.

Presidente - CESAR AUGUSTO BRASIL PEREIRA PINTO (Membro)
Interno - FLAVIA MARIA AVELAR GONCALVES (Suplente)
Interno - JOSE AIRTON RODRIGUES NUNES (Membro)
Externo ao Programa - RENATO RIBEIRO DE LIMA - DES (Membro)