Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURENIA OLIVEIRA PESSONI

DISCENTE: LAURENIA OLIVEIRA PESSONI
DATA: 19/11/2019
LOCAL: Departamento de biologia - Anfiteatro DBI02

É possível obter progênies de soja precoce, produtivas e com alto teor de proteína?

Glycine Max (L.); Melhoramento Genético; Correlação; Seleção Simultânea.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
O alto desempenho produtivo das cultivares de soja é atribuído ao melhoramento genético da soja. Para seleção de genótipos e recomendação de cultivares são considerados vários caracteres, alguns são amplamente estudados pelos pesquisadores e melhoristas de soja como precocidade e produtividade de grãos. O estudo da associação entre caracteres possibilita um melhor entendimento das relações existentes entre os mesmos, ampliando o sucesso com a seleção. A fim de atender a demanda atual do mercado e dos agricultores por genótipos que apresentem produtividade, precocidade e qualidade de grãos, objetiva-se selecionar progênies de soja precoce, produtivas e que apresentem alto teor de proteína nos grãos. Os experimentos serão conduzidos nos munícipios de Lavras e Ijaci, nas safras 2018/19 e 2019/20. Serão utilizadas progênies segregantes obtidas da população F2. As progênies F2:3 e F2:4 serão avaliadas em delineamento de blocos incompletos (DBI) em látice simples 13x13 e látice retangular triplo 9x10, respectivamente. Em F2:3 as parcelas serão constituídas de 1 linha de 2,0 metros espaçadas em 0,5m e em F2:4 com 2 linhas de 3,0 metros espaçadas em 0,5m. A semeadura será realizada manualmente entre as estações primavera/verão Os caracteres avaliados serão: maturação absoluta, produtividade e teores de proteína nos grãos. As análises de teores percentuais de proteína serão realizadas pela técnica da Refletância do Infravermelho Próximo (NIR) e as leituras em duplicata serão realizadas com equipamento Thermo, modelo Antaris II, dotado de esfera de integração com resolução de 4 cm⁻¹. Para as análises, os grãos íntegros de cada progênie F2:3 serão enviados para Embrapa Soja em Londrina-PR e das progênies F2:4 serão enviados ao laboratório de sementes da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Os dados serão analisados com auxílio do software R (R Core Team, 2018) via abordagem de modelos mistos. Os resultados obtidos permitirão inferir se há variabilidade genética entre as progênies para precocidade, produtividade e teor de proteína nos grãos; se existe associação positiva ou negativa entre os caracteres avaliados e se é possível obter genótipos de soja precoce, produtivos e com elevados teores de proteína nos grãos.
Compatibilidade com o leitor de tela ativada.

Presidente - ADRIANO TEODORO BRUZI (Membro)
Externo ao Programa - CARLOS EDUARDO PULCINELLI - DBI (Membro)
Externo ao Programa - ISABELA PEREIRA DE LIMA - DAG (Membro)
Externo à Instituição - KARINA BARROSO SILVA - UFLA (Suplente)