Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA CAROLINE DUMBÁ SILVA

DISCENTE: LORENA CAROLINE DUMBÁ SILVA
DATA: 03/09/2020

Fenotipagem de elevado rendimento do aspecto de grãos de feijão carioca.

Genética e Melhoramento do Feijoeiro, Fenômica, Imagens.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Melhoramento Vegetal

O feijão Carioca (Phaseolus vulgaris L.) é o tipo comercial mais produzido e consumido no Brasil. Assim, os principais programas de melhoramento do feijoeiro no Brasil têm focado no melhoramento desse tipo de grão. A seleção de genótipos com aspecto de grãos desejado é um grande desafio uma vez que métodos manuais limitam a qualidade das medições, a quantidade e a variedade dos dados que podem ser obtidos. Portanto, existe uma necessidade de implementar métodos automáticos precisos, acurados e rápidos que permitam identificar e classificar os grãos. Os métodos computacionais no uso do processamento de imagens permite obter maior número de informações de formato, cor e textura dos grãos de forma rápida, precisa e acurada.  Associado a essas características, o uso de algoritmos de classificação para reconhecimento de padrões pode auxiliar na identificação automática de grãos e, consequentemente, na seleção de genótipos superiores quanto ao aspecto dos grãos. Diante disso, o objetivo desse projeto é realizar a fenotipagem do aspecto de grãos de feijão carioca por meio de análise de imagens digitais. Um total de 71 genótipos de feijão de grãos tipo Carioca de diferentes instituições de pesquisa do Brasil serão conduzidas em campo na safra das “águas” de 2019 e nas safras da “seca”, “outono-inverno” e “águas” de 2020. Os experimentos serão conduzidos no Centro de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em delineamento de blocos casualizados com três repetições. As parcelas experimentais serão compostas por duas linhas de dois metros, espaçadas de 0,6 metros. A adubação e os tratos culturais serão realizados de acordo com o recomendado para a cultura do feijão no Estado de Minas Gerais. Os genótipos serão avaliados quanto ao aspecto de grãos logo após a colheita. Esta avaliação será visual por meio de uma escala de notas de 1 a 5, em que nota 1 refere-se ao grão padrão carioca (cor creme com estrias marrom-claras, fundo claro, halo creme, peso médio de 100 sementes de 22 a 24 g e não achatado) e nota 5 a grãos totalmente fora do padrão carioca. Além desta, em cada experimento será realizada avaliações do escurecimento dos grãos também logo após a colheita e aos 30, 60 e 90 dias após a colheita.  A aquisição das imagens dos grãos de cada genótipo seguirá a mesma estrutura de delineamento em blocos casualizados utilizado nos experimentos de campo. Assim, será obtida uma imagem para cada parcela dos experimentos contendo cerca de 100 sementes por parcela. A obtenção das imagens será realizada no Laboratório de Imagens (LAS-UFLA) do Setor de Sementes do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras. As imagens serão capturadas no equipamento GroundEye®, modelo S800.  As imagens obtidas serão processadas afim de mensurar características de formato e cor de cada um dos grãos. Os dados dos genótipos quanto a avaliação visual dos grãos e das características obtidas pelo processamento das imagens serão submetidos a análises individuais de variância. Com isso, espera se constatar com este trabalho que o uso de análise de imagens na avaliação de feijão do tipo Carioca pode tornar o processo de caracterização e seleção nos programas de melhoramento mais rápido e preciso.

Externo ao Programa - CARLOS EDUARDO PULCINELLI - DBI/ICN (Suplente)
Interno - FLAVIA BARBOSA SILVA BOTELHO (Membro)
Interno - FLAVIA MARIA AVELAR GONCALVES (Membro)
Externo ao Programa - HELOISA OLIVEIRA DOS SANTOS - DAG/ECA (Membro)