Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS RODRIGUES ROSADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS RODRIGUES ROSADO
DATA: 14/05/2018
HORA: 08:15
LOCAL: Departamento de Biologia - Anfiteatro DBI02
TÍTULO:

"Estimação de carboidratos não estruturais pela espectroscopia do infravermelho próximo (NIR) em diferentes estruturas física da madeira de Toona ciliata M. Roemer var. australis."



PALAVRAS-CHAVES:

Reserva de carboidratos, amido, açúcares, NIR, calibração de modelos, Cedro australiano.


 

PÁGINAS: 19
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
RESUMO:

As reservas dos carboidratos não estruturais (CNEs) nas árvores são associadas ao crescimento e ao seu mecanismo de manutenção quando estas sofrem algum tipo de estresse, principalmente o déficit hídrico. No entanto, as técnicas laboratoriais empregadas para detecção e quantificação destes produtos são onerosas, complexas e demoradas. Em um programa de melhoramento, com os vários genótipos a serem avaliados, faz se necessário a utilização de tecnologias para uma fenotipagem rápida, precisa e barata. A espectroscopia no infravermelho próximo (Near-infrared spectroscopy - NIRS) é uma técnica que vem sendo utilizada cada vez mais pela tecnologia florestal para algumas propriedades da madeira. Portanto, o objetivo desse estudo, é desenvolver modelos de calibração dos CNEs para predição destes constituintes em diferentes estruturas físicas da madeira do cedro australiano. Um total de 168 amostras provenientes de dois ambientes distintos e de vários anéis de crescimento foram analisados. A regressão dos mínimos quadrados parciais (PLSR) foi utilizada para a relação estatística entre os CNEs obtidos pelos métodos de química molhada convencional e os dados espectrais do NIRS. Os melhores modelos de calibração, validados em um conjunto externo de dados, foram para madeira reduzida em pó obtida para os açúcares redutores (r² = 0,91, RMSE = 2.39 % de matéria seca), seguido pelos açúcares totais (r² = 0,90, RMSE = 2.57 %), CNEs totais (r² = 0,87, RMSE = 2.89 %), sacarose (r² = 0,82, RMSE = 0.06%) e amido (r² = 0,80, RMSE = 1.03%). Portanto, a habilidade dos modelos de calibração em determinar a concentração de CNEs nos anéis de crescimento, em condições ambientais diferentes, demonstram a capacidade da utilização da ferramenta NIRs em estudos ecológicos, dendrobioquímicos e de melhoramento genético a fim de estudar as respostas das plantas sob diferentes estresses ambientais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1816138 - EVANDRO NOVAES
Presidente - 1414186 - FLAVIA MARIA AVELAR GONCALVES
Externo ao Programa - 061.739.286-20 - KAMILA REZENDE DÁZIO DE SOUZA
Externo ao Programa - 2892921 - PAULO RICARDO GHERARDI HEIN
Notícia cadastrada em: 30/04/2018 14:45
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 03/07/2024 05:28