Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA FLÁVIA CUNHA FERNANDES DE OLIVEIRA

DISCENTE: ANA FLÁVIA CUNHA FERNANDES DE OLIVEIRA
DATA: 16/04/2019
LOCAL: Departamento de Biologia - Anfiteatro DBI02

POSSIBILIDADE DE MITIGAR A INTERAÇÃO CLONES X AMBIENTES UTILIZANDO COMPOSTOS CLONAIS

melhoramento; seleção; eucalipto

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética

O maior desafio dos melhoristas de eucalipto ou de qualquer outra planta perene, é selecionar clones com informações ambientais do passado, para serem cultivados em um futuro imprevisível ambientalmente. Esse desafio é ainda maior pela falta de informações sobre a interação clones x ambientes na cultura do eucalipto. O problema tem sido mitigado por meio da intensa avaliação de clones antes da recomendação. Mas a questão da interação clones x ambientes permanece. Uma outra alternativa para reduzir o erro de uma recomendação é a utilização de compostos clonais (CC) em detrimento de monoclones (MC). Contudo, as informações a respeito da contribuição dos CC em relação ao MC para a interação clones x ambientes ainda não foi explorada. Esse projeto tem como objetivo avaliar estratégias de se obter informações a respeito da contribuição de CC em relação ao MC; avaliar se o número de clones na constituição do CC afeta a sua eficiência na redução do efeito da interação; e futuramente verificar se de foto o emprego do CC reduz o risco na recomendação dos melhoristas. Para isso serão utilizados dados gentilmente cedidos pela empresa Suzano, em que foram avaliados 60 clones em CC e os mesmos em MC. Serão consideradas algumas estratégias: escolher os melhores clones com base na performance em CC ou de MC. Considerar a escolha do número variável de clones no CC, ou seja, 5, 10, 15 ou 20. E uma última estratégia é a partir dos dados de todos os clones simular diferentes números de clones no CC e estimar a performance desses clones tanto em CC quanto MC. Para estimar, portanto, a contribuição relativa para a interação, serão avaliadas algumas metodologias.

Presidente - MAGNO ANTONIO PATTO RAMALHO - UFLA
Interno - EVANDRO NOVAES
Interno - JOAO CANDIDO DE SOUZA
Externo ao Programa - DANIEL FURTADO FERREIRA - DES