Banca de DEFESA: RICARDO ANDRADE PINTO JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO ANDRADE PINTO JÚNIOR
DATA: 29/10/2020
LOCAL: Departamento de Biologia - Remoto

Fenotipagem por Imagem em espigas de milho doce

Fenotipagem, imagens digitais, milho doce

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Melhoramento Vegetal

O uso de imagens na fenotipagem de alta precisão tem se mostrado uma técnica promissora para acelerar e aumentar os ganhos genéticos de caracteres qualitativos ligados a qualidade das espigas e a produtividade de grãos em programas de melhoramento de milho doce. Por isso, o objetivo desse estudo foi estabelecer um protocolo eficiente de fenotipagem de espigas, utilizando imagens digitais. A aquisição das imagens foi realizada em tempo reduzido em uma plataforma simples e de baixo custo. As imagens foram processadas em software aberto utilizando técnicas de segmentação. Após o processamento das imagens, foram extraídas matrizes de píxeis que permitiram a caracterização das espigas quanto aos descritores comprimento, largura, área total, área sem preenchimento de grãos, número de fileira e número de grãos. Medidas de confiabilidade foram empregadas para verificar a eficiência da fenotipagem por meio das imagens digitais e sua concordância com a fenotipagem manual. As metodologias propostas se mostraram promissoras para caracterização das espigas de milho por meio das imagens. Foram observadas correlações elevadas, variando de 0,6 a 0,95, entre os valores estimados via imagens e os obtidos manualmente. As técnicas de segmentação de imagens e a metodologia proposta para determinar o comprimento e largura das espigas foi altamente eficiente. O uso de imagens reduziu o tempo e a mão de obra dispendidos na caracterização das espigas. O protocolo estabelecido nesse estudo pode substituir a fenotipagem manual e ser adotado em larga escala, sem custos elevados, em qualquer programa de melhoramento. Os resultados apresentados encorajam novas investigações ligadas ao processamento de imagens visando acelerar a fenotipagem de características de interesse do melhorista.

Presidente - RENZO GARCIA VON PINHO (Membro)
Interno - MAGNO ANTONIO PATTO RAMALHO (Suplente)
Interno - FLAVIA MARIA AVELAR GONCALVES (Membro)
Interno - ADRIANO TEODORO BRUZI (Membro)