Banca de QUALIFICAÇÃO: EVERTON DA SILVA CARDOSO

DISCENTE: EVERTON DA SILVA CARDOSO
DATA: 23/04/2021
LOCAL: Departamento de Biologia - Remoto

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO ASPECTO DE GRÃOS DE FEIJÃO CARIOCA POR MEIO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS

Phaseolus vulgaris L.; Melhoramento Genético; Fenômica.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O emprego de ferramentas automatizadas de captura e análise de imagens podem tornar mais rápida e precisa a avaliação quanto a vários caracteres de importância no melhoramento de plantas. Fator este crucial para tornar mais acurada a seleção de genótipos superiores. Esta é uma alternativa para aumentar a eficiência na avaliação e seleção de linhagens quanto ao aspecto dos grãos de feijão do tipo carioca. O procedimento padrão de avaliação desta característica limita-se a análise visual que é restrita quanto a precisão e quantidade de dados que podem ser gerados. O objetivo deste trabalho é propor uma forma de avaliação do aspecto de grãos de feijão carioca quanto a cor, tamanho e formato, por meio de análise de imagens digitais. Serão conduzidos um experimento de avaliação de 35 linhagens do ensaio preliminar de feijão carioca do programa de genética e melhoramento de feijoeiro da UFLA e outro para avaliar 70 linhagens de feijão do mesmo tipo de grão de diferentes anos de recomendação e instituições de pesquisa do Brasil. Estes experimentos serão conduzidos no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de Lavras (UFLA) durante as safras das “águas” de 2019/2020 e das safras da “seca”, “outono-inverno” e “águas” de 2020/2021. As linhagens de todos os experimentos serão submetidas a avaliação visual do aspecto de grão por meio de escala de notas, após a colheita e aos 45, 90 e 180 dias. Nestas mesmas épocas, será capturada uma imagem de uma amostra de 100 grãos de cada parcela dos experimentos. A captura das imagens será realizada no Laboratório de Imagens (LAS-UFLA) do Setor de Sementes do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras e em um estúdio montado no departamento de Biologia (DBI–UFLA). As imagens serão capturadas no equipamento GroundEye®, modelo S800 e por uma câmera Canon EOS 60D. As imagens obtidas serão processadas afim de obter medidas de formato, tamanho e cor dos grãos de cada uma das parcelas avaliadas. Os dados das linhagens da avaliação visual e da análise das imagens quanto ao aspecto dos grãos serão submetidos a análise individual de variância e as médias serão comparadas pelo teste de Skott-Knott. Além disso, as características obtidas das imagens serão utilizadas conjuntamente em um índice para compor a avaliação do aspecto dos grãos das linhagens avaliadas. Para cada experimento serão obtidas as correlações entre a avaliação visual e a realizada por imagens. Espera-se que o emprego da análise de imagens na avaliação do aspecto de grãos de feijão do tipo carioca possa tornar a seleção quanto a este caráter mais eficiente e precisa.

Interno - ELAINE APARECIDA DE SOUZA (Membro)
Externo ao Programa - HELOISA OLIVEIRA DOS SANTOS - DAG/ESAL (Membro)
Externo à Instituição - PEDRO CRESCENCIO SOUZA CARNEIRO - UFV (Membro)
Interno - TIAGO DE SOUZA MARCAL (Suplente)