Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYRA ALEJANDRA RINCON RUEDA

DISCENTE: MAYRA ALEJANDRA RINCON RUEDA
DATA: 28/07/2022
LOCAL: Sala de aula do PPGGM

Caracterização de clones de batata (Solanum tuberosum L.) baseado em características Morfo-agronômicas.

Variabilidade, descritores, agrupamento

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A batata é considerada umas das plantas mais cultivadas no mundo, sendo o alimento básico para mais de 1,3 bilhões de pessoas. A principal importância da batata é sua participação na segurança alimentar e nutricional da população, além disso, sua ampla variabilidade genética disponibiliza recursos nos programas de melhoramento para serem explorados na obtenção de materiais com diferentes características de interesse, assim, com a caracterização dos materiais é possível conhecer a diversidade de um conjunto de indivíduos para auxiliar na tomada de decisões em programas de melhoramento genético com base nas diferentes necessidades do agronegócio. Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho é realizar a caracterização dos clones de batata do programa de melhoramento de batata da Universidade Federal de Lavras baseado em características morfoagronômicas. O experimento será conduzido no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de Lavras- Fazenda Muquém, situado no município de Lavras- MG. Serão avaliados caracteres agronômicos de produtividade e características morfológicas do tubérculo e da planta.

Interno - JOSE AIRTON RODRIGUES NUNES (Suplente)
Externo ao Programa - LUCIMARA CRUZ DE SOUZA - DBI/ICN (Membro)
Presidente - TIAGO DE SOUZA MARCAL (Membro)
Interno - VINICIUS QUINTAO CARNEIRO (Membro)