Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ JONAS GOMES CAVALCANTE

DISCENTE: JOSÉ JONAS GOMES CAVALCANTE
DATA: 15/09/2023
LOCAL: Sala 1 do PPG Genética e Melhoramento de Plantas

SELEÇÃO DE PROGÊNIES S2 DE MILHO PER SE E EM “TOP-CROSS”

Zea mays. Capacidade de combinação. Índice de seleção.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Melhoramento Vegetal

Os programas de melhoramento genético do milho têm como objetivo obter híbridos com elevado potencial produtivo, estabilidade, adaptabilidade, tolerância a estresses abióticos e resistência a fatores bióticos. Uma das etapas mais onerosas consiste na avaliação para a seleção de linhagens com alta capacidade de combinação genética. Uma metodologia amplamente empregada quando se lida com um grande número de progênies é o esquema top-cross. Esse esquema tem por finalidade avaliar os descendentes resultantes do cruzamento entre testadores e linhagens ou progênies parcialmente endogâmicas, fornecendo informações preliminares sobre o desempenho desses híbridos. Dessa forma, o presente estudo tem como propósito avaliar e selecionar progênies S2 de milho, tanto por meio do desempenho per se quanto em cruzamento top-cross, bem como avaliar suas capacidades de combinação genética. Os experimentos serão conduzidos no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de Lavras (UFLA), situado no município de Lavras, MG, durante a safra 2023/2024. No primeiro experimento, serão avaliados 80 híbridos top-crosses (progênies S2 x testador), obtidos por meio do método Irlandês. No segundo experimento, será realizada a avaliação individual das 80 progênies de milho. O delineamento experimental adotado para ambos os experimentos será um látice quadrado parcialmente balanceado 9x9, com três repetições. Para compor os experimentos, será incluído um híbrido comercial como testemunha. Serão avaliados os caracteres de florescimento feminino e masculino (FF e FM), prolificidade (PRO), altura da planta e espiga (AP e AE), plantas quebradas e acamadas (PQ e PA), incidência de doenças (ID), severidade da mancha branca (SMB), peso de espigas despalhadas (PED), número de fileiras (NFL), número de grãos por fileira (NGF), peso de 100 grãos (P100) e produtividade de grãos (PROD). Será realizado análise de variância para cada experimento, com teste F à 5% de significância. Serão estimados os efeitos de capacidades de combinação das progênies do experimento de top-cross, sendo selecionada as progênies mais promissoras através do índice proposto por Mulamba & Mock que irão dar continuidade no programa de melhoramento genético de milho da UFLA.

Presidente - JOAO CANDIDO DE SOUZA (Membro)
Interno - JOSE AIRTON RODRIGUES NUNES (Suplente)
Interno - TIAGO DE SOUZA MARCAL (Membro)
Interno - VINICIUS QUINTAO CARNEIRO (Membro)