PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SOLO Portuguese Version Spanish Version French Version

Telephone/Extension number: (35) 3829-1392/1392
Email: pg.esal@ufla.br
Site Antigo: http://prpg.ufla.br/alternativo/solos

Banca de DEFESA: DAVI SANTOS TAVARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVI SANTOS TAVARES
DATA: 27/03/2024
LOCAL: DCS 09 - Microbiologia e Bioquímica do Solo

MICROBIOTA DO SOLO, A FORÇA MOTRIZ PARA UMA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL EM SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA:  Insights sobre estratégias de Adubação e do Pastejo Animal na Saúde do Solo e na Produtividade da Soja

Fertilização eficiente; Atividade microbiológica; Produção agrícola responsável; Serviços de ecossistemas; Mineralização de nutrientes

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo
ESPECIALIDADE: Microbiologia e Bioquímica do Solo

Os sistemas integrados de produção agrícola e pecuária por meio do plantio direto (ICLS-NT) têm surgido como modos de produção mais responsáveis. No entanto, aprofundar várias estratégias de fertilização pode revelar o papel dos processos microbianos do solo no reforço da eficiência da fertilização e na melhoria da qualidade do solo. Essas melhorias repercutem na produtividade agrícola e, consequentemente, auxiliam na escolha de estratégias mais precisas que podem aumentar ainda mais a sustentabilidade do ICLS-NT. Assim, o presente estudo teve como objetivo investigar como diferentes estratégias de fertilização dentro do ICLS-NT impactam os atributos bioquímicos e químicos do solo, bem como a produtividade do sistema. Para isso, foi conduzido um experimento envolvendo rotação de pastagens com pastejo de gado de corte no inverno e cultivo de soja no verão, estruturado em arranjo fatorial 2x2. O fator inicial girava em torno do momento da adubação: Adubação Convencional (CF) - envolvendo aplicação de fósforo e potássio durante a semeadura da soja, e Adubação Sistemática (SF) - envolvendo aplicação de fósforo e potássio dentro do pasto. O segundo fator considerou a aplicação de nitrogênio na pastagem: com (+N) ou sem (-N), resultando em quatro tratamentos distribuídos em três blocos em Rondonópolis (MT, Brasil). A época de adubação influenciou significativamente a qualidade bioquímica e química do solo, sendo que as estratégias de adubação do sistema (SF+N e SF-N) apresentaram maior atividade biológica do solo e melhor disponibilidade de nutrientes em relação à adubação convencional. Além disso, essas estratégias resultaram em maior acúmulo de forragem, aumento das taxas de lotação animal, aumento do ganho de peso animal (SF+N e SF-N) e elevada produtividade de grãos de soja (SF+N), culminando em maior rentabilidade econômica. Fertilizar o sistema com reposição de nutrientes após o período de pico de exportação de nutrientes, especificamente após a colheita de grãos, surge como a abordagem ideal para ampliar a qualidade do solo. Essa abordagem, portanto, colhe os frutos da defesa de uma agricultura mais consciente, caracterizada pela redução do impacto ambiental e pelo aumento da lucratividade da produção.

Interno - TEOTONIO SOARES DE CARVALHO (Membro)
Externo à Instituição - TANGRIANI SIMIONI ASSMANN - UTFPR (Membro)
Externo à Instituição - MÁRCIO RENATO NUNES - UF (Membro)
Presidente - MARCO AURELIO CARBONE CARNEIRO (Membro)