ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO E DE MECANIZAÇÃO PARA CULTURAS DO CAFÉ ARÁBICA E DA CANA-DE-AÇÚCAR NO ESTADO DE MINAS GERAIS SOB CENÁRIOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Climatologia. WorldClim. MRI-ESM2-0. Superfícies climáticas. Balanço hídrico.
O Brasil é atualmente o maior produtor mundial de café arábica e de cana-de-açúcar. O estado de Minas Gerais figura como maior produtor de café arábica e segundo maior de cana-deaçúcar sendo as duas atividades de grande relevância econômica local. O presente trabalho tem como objetivo a realização de zoneamento agroclimático e de mecanização do café arábica e da cana-de-açúcar no cenário atual e futuro de mudanças climáticas. For utilizadas superfícies climáticas interpoladas, mapeamento de CAD do solo e produto de possibilidade de mecanização.
Os resultados indicaram boa presença de terras aptas para cana-de-açúcar e café arábica no cenário atual. Porém em cenários futuros de mudanças climáticas foi verificada redução das zonas aptas afetando mais intensamente a cultura do café arabica. O uso de geocomputação em R apresentou grande potencial, podendo ser o estudo replicado para outras regiões e culturas agrícolas.