Banca de QUALIFICAÇÃO: DEISY YISENIA QUICENO MAYO

DISCENTE: DEISY YISENIA QUICENO MAYO
DATA: 17/06/2024
LOCAL: google Meet

EFEITO DE NÃO CONSUMO DE Telenomus podisi (Hymenoptera: Scelionidae) SOBRE A CAPACIDADE DE OVIPOSIÇÃO DE Euschistus heros (Hemiptera: Pentatomidae)

controle biológico, estresse fisiológico, interação hospedeiro-parasitoide, risco de parasitismo.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Entomologia Agrícola

A soja é atualmente  a leguminosa  mais importante do agronegócio brasileiro. No entanto, o percevejo-marrom Euschistus heros é um fator biótico que limita o potencial produtivo, causando danos e perdas econômicas significativas. O parasitoide de ovos Telenomus podisi é um agente promissor para o controle biológico do percevejo. Não obstante, os mecanismos subjacentes dessa interação antagônica em relação aos efeitos de risco de parasitismo são desconhecidos. Este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de não consumo de T. podisi sobre a capacidade de oviposição das fêmeas do percevejo-marrom . Serão realizados  experimentos manipulativos em laboratório para determinar se a exposição a estímulos visuais, olfativos e/ou táteis provenientes desse inimigo natural induz mudanças significativas na capacidade de oviposição da fêmea do percevejo, com reflexo na quantidade de posturas e ovos depositados. A exposição da fêmea  ao risco de parasitismo, será testada adicionando um casal de percevejos sexualmente maduros (≈ duas semanas após a emergência do adulto, > 20 dias de idade) em arenas experimentais (9,5 × 7,5 cm). Em seguida, serão liberados 5 indivíduos de T. podisi (diferentes proporções de fêmea) dentro de cada arena por um período de 24 horas. Posteriormente, os parasitoides serão removidos e a capacidade de oviposição das fêmeas monitorada, registrando o número de posturas e ovos. Também será determinado o número ideal de parasitoides para induzir os efeitos de não consumo . Serão testados cinco tratamentos constituídos por diferentes quantidades de parasitoides (0, 1, 5, 10 e 15). Além disso, serão avaliadas as respostas olfativas de E. heros à presença de T. podisi usando um olfatômetro de tubo Y de vidro. Os braços laterais estarão conectados a câmaras de tratamento (com parasitoide) e controle (sem parasitoide), com uma planta de soja em cada arena. Fêmeas de E. heros previamente acasaladas (≈ 25 dias de idade) serão liberadas no braço central do olfatômetro e seu comportamento será observado por 5 minutos. Será considerada uma resposta de escolha de cada fêmea após cruzar 2 cm do ponto de bifurcação e permanecer por 2 minutos. Os indivíduos que não escolherem um braço em 5 minutos serão considerados não responsivos e excluídos das avaliações. Os resultados obtidos na pesquisa  contribuirão para uma melhor compreensão da interação parasitoide-hospedeiro e dos mecanismos envolvidos no reconhecimento e resposta de E. heros ao seu inimigo natural. Ao compreender os efeitos de não consumo de T. podisi sobre seu hospedeiro, será possível otimizar as estratégias de controle biológico aumentativo usando esse parasitoide. Assim, com base nos resultados, poderão ser recomendadas liberações desse parasitoide embasadas no fato de que T. podisi não só pode afetar o percevejo marrom reduzindo sua densidade (efeitos de consumo), mas também alterando seu comportamento, fisiologia ou outros traços fenotípicos (efeitos de não consumo) que igualmente influenciam na regulação  da praga.

Externo à Instituição - FRANCIELE DE ARMAS - REHAGRO (Membro)
Externo à Instituição - IVANA LEMOS SOUZA - IFBA (Membro)
Interno - LUIS CLAUDIO PATERNO SILVEIRA (Suplente)
Presidente - ROSANGELA CRISTINA MARUCCI (Membro)