Banca de QUALIFICAÇÃO: WENDER HENRIQUE BATISTA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WENDER HENRIQUE BATISTA DA SILVA
DATA: 18/06/2024
LOCAL: meet.google.com/htw-bvju-apb

Avaliação do uso de aeronaves remotamente pilotadas (ARPs) no controle bicho-mineiro-do-cafeeiro (Leucoptera coffeella) (Guérin-Méneville, 1842) (Lepidoptera: Lyonetiidae)

Agricultura de Precisão; Cafeicultura; Pulverização.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Entomologia Agrícola

Com a demanda mundial por produção de alimentos crescendo, é necessário utilizar novas táticas de manejo das culturas. Nesse cenário, a cafeicultura brasileira destaca-se internacionalmente pela produção, exportação e relevância na economia brasileira, sendo responsável pela maior produção mundial de café. Dentre as dificuldades enfrentadas pelos produtores, destaca-se o manejo do bicho-mineiro-do-cafeeiro (Leucoptera coffeella), que causa danos significativos capazes de reduzir a área fotossinteticamente ativa da planta e, consequentemente, reduzir a produção. O manejo dessa praga, em grande parte, é realizado com o uso de defensivos agrícolas juntamente com métodos de pulverização que aumentam o custo de produção e propiciam um maior risco de contaminação pelo aplicador. Portanto, o manejo das lavouras com técnicas de agricultura de precisão (AP) é essencial para obter maior produção a um menor custo. Em destaque, o uso de aeronaves remotamente pilotadas (ARPs) vem ganhando espaço por proporcionar uma redução no uso de insumos, diminuição do tempo de exposição por parte dos aplicadores e a possibilidade de mecanização em áreas íngremes e de difícil acesso. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar o padrão de distribuição de calda com três sentidos de voo e dois tipos de pontas, além de verificar o desempenho técnico do controle químico utilizando a molécula isocycloseramna pulverização com aeronaves remotamente pilotadas (ARPs) e atomizador costal. O projeto foi dividido em duas etapas, ambas serão realizadas no município de Ibituruna-MG. Na primeira etapa, os tratamentos serão divididos em seis grupos, distribuídos em três sentidos de voo (perpendicular, na linha, meio da linha) e dois tipos de pontas de pulverização (XR11001VS e TXA 8001VK). Em cada tratamento, serão alocados seis repetições e cinco papéis hidrossensíveis na planta, a fim de verificar o padrão de distribuição de gotas em cada terço (inferior, médio e superior) do cafeeiro com o auxílio de uma ARP DJI Agras T10. Na segunda etapa do projeto, com base nos resultados do primeiro experimento, será escolhido o tratamento que obteve a melhor uniformidade na distribuição de gotas nos terços do cafeeiro. Essa etapa buscou avaliar a eficácia da técnica de pulverização (atomizador e ARP) com a molécula isocycloseram no controle do bicho-mineiro-do-cafeeiro (Leucoptera coffeella). Com o trabalho espera-se aprimorar as técnicas de pulverização pro ARPs na cafeicultura e trazer embasamento técnico para escolha do melhor método para controle do bicho-mineiro-do-cafeeiro.

Interno - RONALD ZANETTI BONETTI FILHO (Suplente)
Interno - BRUNO HENRIQUE SARDINHA DE SOUZA (Membro)
Presidente - ALEXANDRE DOS SANTOS - IFMT (Membro)
Externo ao Programa - ADAO FELIPE DOS SANTOS - DAG/ESAL (Membro)