Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: NÍVEA APARECIDA MARQUES EVANGELISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NÍVEA APARECIDA MARQUES EVANGELISTA
DATA: 04/12/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de Reuniões do Departamento de Entomologia (DEN/ESAL/UFLA)
TÍTULO:

Avaliação do potencial de isolados de nematoides entomopatogênicos para o controle de Musca domestica (Diptera: Muscidae)


PALAVRAS-CHAVES:

Mosca Doméstica, controle microbiano, importância médico- veterinária


PÁGINAS: 24
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Entomologia Agrícola
RESUMO:

Musca domestica L. (Diptera: Muscidae) é um inseto-praga de relevância médica e veterinária que vem causando grandes problemas por disseminar diversos tipos de patógenos para o homem e animais. O uso intensivo de inseticidas químicos para o seu controle tem gerado populações resistentes e afetado sistemas de criação de animais, além de ser um risco à saúde humana. Uma alternativa que pode ser utilizada como controle biológico destes insetos, são os nematoides entomopatogênicos (NEP), que são uma opção para ambientes de condições muitas vezes controladas, como granjas e fazendas. Desta maneira, o objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia de isolados de nematoides entomopatogênicos dos gêneros Heterorhabditis e Steinernema no controle de larvas e pupas de Musca domestica. Os experimentos serão realizados no Laboratório de Patologia e Controle Microbiano de Insetos e a criação do inseto- alvo será conduzida no Laboratório de Entomologia Molecular e Ecotoxicologia do Departamento de Entomologia da Universidade Federal de Lavras (ESAL/UFLA), em condições controladas de 25 ± 2ºC, UR 70 ± 10% e fotofase de 12 horas. Para o primeiro bioensaio serão realizados testes com isolados nativos e exóticos de NEP, para avaliar a patogenicidade em duas populações diferentes do inseto (fases larval e pupal), aplicando-se 1mL da suspensão padrão de 100 JI/inseto. O segundo bioensaio pretende avaliar a virulência dos isolados selecionados, com o estabelecimento das curvas de mortalidade e concentrações letais. O terceiro bioensaio buscará analisar a sobrevivência e a capacidade infectante destes agentes biológicos após contato com diferentes substratos (cama de frango e esterco bovino). Espera-se encontrar isolados que sejam eficientes, e que consigam sobreviver nestes substratos, podendo ser utilizados em aplicações em campo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ROSANGELA CRISTINA MARUCCI (Membro)
Interno - LUIS CLAUDIO PATERNO SILVEIRA (Suplente)
Interno - KHALID HADDI (Membro)
Presidente - ALCIDES MOINO JUNIOR (Membro)
Notícia cadastrada em: 25/11/2025 10:32
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver4.srv4inst1 13/12/2025 04:43