Banca de DEFESA: BLANDER YOBERSON MAMANI YABAR

DISCENTE: BLANDER YOBERSON MAMANI YABAR
DATA: 21/06/2024
LOCAL: Anfiteatro do DEN/UFLA

PREFERÊNCIA DE Chrysoperla externa (NEUROPTERA: CHRYSOPIDAE) POR VOLÁTEIS CONSTITUTIVOS E INDUZIDOS POR HERBIVORIA EM CAFÉ (Coffea arabica L.)

Controle biológico; Chrysoperla externaLeucoptera coffeella; Compostos Orgânicos Voláteis; Voláteis Induzidos por Herbivoria.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Entomologia Agrícola

O controle biológico de pragas é crucial para a prática sustentável da agricultura, e sua eficiência pode ser aprimorada ao manipular o comportamento de inimigos naturais através de Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs), especialmente os Voláteis Induzidos por Herbivoria (HIPVs), emitidos pelas plantas. Chrysoperla externa tem se destacado como um agente promissor no controle de Leucoptera coffeella em cultivos de café (Coffea arabica). No entanto, a influência dos VOCs induzidos pela herbivoria de L. coffeella sobre esse predador permanece pouco compreendida. Neste estudo, examinamos a preferência de larvas e adultos de C. externa por plantas de café infestadas por L. coffeella. Em ensaios de livre escolha, as larvas demonstraram preferência por plantas infestadas. Em contraste, as fêmeas adultas não exibiram preferência significativa para a oviposição em plantas infestadas e não infestadas, sugerindo que outros fatores sensoriais, além dos voláteis, podem influenciar essa escolha. No entanto, nos testes de olfatometria, tanto as larvas quanto os adultos de C. externa mostraram forte atração pelas plantas infestadas quando expostos a diferentes combinações de voláteis, destacando a importância dos HIPVs. Os resultados obtidos têm implicações práticas para o controle da praga, indicando que a manipulação de HIPVs pode ser uma estratégia para atrair esses predadores e incrementar o controle biológico em cultivos de café. Recomenda-se que futuras pesquisas explorem a interação entre sinais sensoriais múltiplos para otimizar as práticas de controle biológico, potencializando a sustentabilidade agrícola.

Externo à Instituição - ALEXANDRE JOSÉ FERREIRA DINIZ - UNESP (Suplente)
Presidente - BRIGIDA DE SOUZA (Membro)
Interno - BRUNO HENRIQUE SARDINHA DE SOUZA (Suplente)
Interno - ROSANGELA CRISTINA MARUCCI (Membro)