Notícias

Banca de DEFESA: ANTONIA HELOISA PEIXOTO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIA HELOISA PEIXOTO DOS SANTOS
DATA: 30/09/2025
HORA: 09:00
LOCAL: online
TÍTULO:

DE GRÃO EM GRÃO, AS FORMIGAS TRANSFORMAM O CHÃO: UMA REVISÃO GLOBAL SOBRE O PAPEL DAS FORMIGAS NAS PROPRIEDADES QUÍMICAS, FÍSICAS E BIOLÓGICAS DO SOLO.


PALAVRAS-CHAVES:

Ecologia; Interações; Formicidae.


PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

As formigas desempenham um papel crucial nos ecossistemas por meio da bioturbação e essas atividades impactam diretamente e indiretamente o ambiente. Apesar de sua importância ecológica, ainda não há uma síntese em escala global, que aponte quais os efeitos dessas atividades sobre as propriedades do solo, assim como os padrões mais sólidos nos trabalhos realizados e as lacunas existentes nas pesquisas. Diante disso, este trabalho reúne e analisa informações disponíveis na literatura científica sobre os efeitos das formigas nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, destacando sua atuação como engenheiras ecossistêmicas, a partir de uma revisão de estudos publicados de 1945 a 2024. A maioria das pesquisas utilizou métodos com coletas em campo e laboratório, focando principalmente em florestas tropicais, subtropicais, florestas temperadas e boreais, e em áreas de pastagens. Há destaque para umidade, pH, nitrogênio e biomassa vegetal e biomassa microbiana como os principais parâmetros avaliados. Identificamos lacunas referentes às formigas e plantas, por exemplo se eram nativas ou exóticas da área onde a pesquisa foi feita, além de lacunas na descrição de variáveis ambientais e metodologias, o que limita a comparabilidade dos estudos. Os gêneros Formica, Atta e Messor foram os gêneros que apareceram em todas as bases de dados. Muitos estudos encontraram influências das atividades das formigas em relação ao solo reforçando seu papel ecológico. Sugerimos que exista uma maior padronização de metodologias, por exemplo no método de coleta ou nas profundidades das amostras, assim como em uma melhor descrição dos métodos, para que as pesquisas futuras possam aprofundar o entendimento dessas interações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - CARLA RODRIGUES RIBAS - UFLA (Membro)
Externo à Instituição - LEANDRO DE SOUSA SOUTO - UFV (Membro)
Externo à Instituição - LAURA CAROLINA LEAL DE SOUSA - UNIFESP (Membro)
Externo à Instituição - FERNANDA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA - UFPI (Suplente)
Externo à Instituição - FABRICIO BEGGIATO BACCARO - UFAM (Suplente)
Notícia cadastrada em: 26/09/2025 08:50
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 22/10/2025 09:44