Banca de DEFESA: GUILHERME CHAVES DE HOLANDA

DISCENTE: GUILHERME CHAVES DE HOLANDA
DATA: 28/06/2024
LOCAL: Departamento de Fitopatologia

Dichorhavirus coffeae: incidência e diversidade genética em Minas Gerais, detecção em diferentes sintomas e resposta fisiológica de Chenopodium quinoa sob inoculação e temperatura elevada

mancha anelar do cafeeiro, café arábica, diversidade genética

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Fitopatologia

O café é a commodity agrícola mais comercializada no mundo. Diariamente, em todo o planeta, existe a demanda de 2,5 bilhões de xícaras de café. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial. Inserido no território brasileiro, o estado de Minas Gerais é o que detém maior parcela produtiva. Entre os fatores bióticos que podem declinar a produção e qualidade final do grão, encontra-se o Dichorhavirus coffeae (CoRSV), agente etiológico da mancha anular do cafeeiro. O CoRSV é amplamente disseminado em cafezais de Coffea arabica do Brasil. O acompanhamento da diversidade genética dos isolados em campo é fundamental para verificar a ocorrência de eventos de mutação e recombinação, fatores que podem alterar totalmente a dinâmica da interação planta-vírus-vetor e virulência do patógeno. Plantas de Chenopodium quinoa tem sido utilizada como indicadora para o CoRSV, entretanto, quando inoculadas e mantidas sob temperatura elevada (entre 28 a 35 ºC), diferentemente do que ocorre em plantas de C. arabica que o sintoma é apenas local, o vírus apresenta infecção sistêmica. Diversos relatos indicam que fatores bióticos e abióticos, como presença do vírus e aumento de temperatura, podem alterar a dinâmica das espécies reativas de oxigênio e enzimas antioxidantes. O trabalho teve como objetivo realizar detecção do CoRSV em 21 municípios de Minas Gerais, investigar a diversidade genética e agrupamento filogeográfico baseado na proteína do nucleocapsídeo parcial e completa. Unir as informações de incidência e gerar o mapa da distribuição do CoRSV no Brasil. Demonstrar detecção do vírus em plantas de C. quinoa com diferentes quadros sintomatológicos, bem como investigar a dinâmica de espécies reativas de oxigênio, enzimas antioxidantes (SOD, APX e CAT) e níveis de MDA nas plantas de C. quinoa quando inoculadas com o CoRSV e mantidas sob temperatura elevada. Todos os municípios foram positivos para a presença do vírus. Compilando com dados na literatura, foi possível verificar a distribuição do CoRSV em sete estados brasileiros e 44 municípios. Para os 16 isolados sequenciados, a proteína completa do nucleocapsídeo segue a padrão da parcial, demonstrando que existe agrupamento filogenético baseado na região. Entretanto, seguem uma tendência de agrupamento por mesorregião. Não foi encontrado eventos de recombinação e códons apresentaram mutação de diversificação e purificação, mas a grande maioria encontra-se sob seleção neutra. A detecção do CoRSV por RT-PCR em C. quinoa é dependente de material sintomático, mesmo em plantas com infecção sistêmica. Quando as plantas de C. quinoa foram inoculadas com o CoRSV e mantidas em temperatura elevada, houve maior peroxidação lipídica, quantificada através dos níveis de malondialdeído (MDA). Nessa condição a planta não consegue eliminar eficientemente o superóxido ânion, mesmo com alta atividade da SOD e aliado aos danos do vírus, causar a peroxidação elevada. As plantas apresentaram menores níveis de H2O2, APX e CAT. Como conclusão, é possível verificar que pode haver translado de material contaminado entre mesorregião, podendo ser uma forma de fiscalização por órgãos competentes. Para realizar detecção do CoRSV em C. quinoa deve-se escolher material sintomático. Esse foi o primeiro trabalho investigando a interação do CoRSV e C. quinoa no momento crucial para infecção sistêmica, demonstrando o aumento dos níveis de MDA.

Presidente - CLAUDINE MARCIA CARVALHO (Membro)
Interno - EDUARDO ALVES (Suplente)
Interno - ANTONIA DOS REIS FIGUEIRA (Membro)
Externo à Instituição - MURILO SIQUEIRA ALVES - UFC (Suplente)