Notícias

Banca de DEFESA: BERAMSON LOUIS CHARLES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BERAMSON LOUIS CHARLES
DATA: 24/01/2025
HORA: 08:00
LOCAL: DFP02
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DO RESÍDUO EM PÓ DO REBENEFICIAMENTO DE CAFÉ NO SOBRE Meloidogyne incognita EM TOMATEIRO


PALAVRAS-CHAVES:

Meloidogyne incognita ; bionematicida ; resíduos de café ; sustentabilidade ; economia circular ; controle de nematoides.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Fitopatologia
RESUMO:

Meloidogyne incognita infecta diversas culturas agrícolas, causando perdas expressivas na produtividade. Seu manejo tem se baseado predominantemente no uso de nematicidas químicos e no cultivo de variedades resistentes. No entanto, resíduos da produção e beneficiamento de alimentos, amplamente utilizados como fertilizantes, apresentam um potencial pouco explorado no manejo de pragas e doenças. Este estudo teve como objetivo avaliar o potencial nematicida do resíduo do rebeneficiamento de café, um subproduto amplamente disponível, como alternativa para o manejo integrado de M. incognita. Por meio de experimentos in vitro e in vivo, bem como da caracterização parcial do resíduo, foi possível verificar sua eficácia. No primeiro experimento in vitro, diferentes doses do extrato dos resíduos (0%; 0,5%; 1%; 1,5%; 2%) reduziram significativamente a eclosão de ovos, alcançando até 98% de inibição. No segundo experimento in vitro, as doses de 1,5% e 2% promoveram aumento na mortalidade de juvenis (J2), atingindo até 92%. O resíduo foi fracionado em carbono residual, extrato metanólico e extrato aquoso. A aplicação do extrato aquoso do resíduo carbonizado, na dose de 1,1% (m/v), resultou em 100% de mortalidade de J2 em comparação ao controle tratado com água. A caracterização química do resíduo revelou altas concentrações de ácido clorogênico, catequina e trigonelina, compostos com propriedades bioativas conhecidas. Os resultados confirmaram o potencial do resíduo do rebeneficiamento de café em interferir na eclosão e reprodução de M. incognita. A presença de frações bioativas, ricas em compostos fenólicos e alcaloides, pode explicar sua ação nematicida, destacando-o como uma alternativa promissora para o manejo sustentável dessa praga.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - WILLIAN CESAR TERRA (Suplente)
Externo ao Programa - MARIO CESAR GUERREIRO - DQI/ICN (Membro)
Externo à Instituição - LEANDRO CARLOS PAIVA - IFSM (Membro)
Externo à Instituição - JÚLIO CARLOS PEREIRA DA SILVA - UFSM (Suplente)
Presidente - FLAVIO HENRIQUE VASCONCELOS DE MEDEIROS (Membro)
Notícia cadastrada em: 13/01/2025 11:14
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 05/02/2025 13:55