Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: INDIARA CAROL LOPES PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INDIARA CAROL LOPES PINHEIRO
DATA: 25/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meeting
TÍTULO:

ESTUDO DAS ESPÉCIES E AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE DE Alternaria spp. PROVENIENTES DE POMARES DE TANGERINA DE MINAS GERAIS A FUNGICIDAS SÍTIO-ESPECÍFICOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Pomares. Manchas foliares. Patogenicidade. Citros


PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Fitopatologia
RESUMO:

As alternarioses são doenças que refletem em elevada perda econômica em cultivos de citros ao redor do mundo. No Brasil, em especial, cidades do interior e região metropolitana do Estado de Minas Gerais, os pomares de tangerinas e seus híbridos possuem grande importância econômica e social, entretanto, a maior parte desses pomares são compostos por cultivares suscetíveis a doenças causadas por fungos do gênero Alternaria. Como forma de avaliar a presença de espécies de Alternaria e sua distribuição nos pomares do Estado de Minas Gerais, foram coletados folhas e frutos em sete munícipios onde havia plantas com sintomas característicos de alternarioses. Os isolados obtidos foram submetidos a teste de patogenicidade, análise de características morfológicas e sequenciamento do gene Alt a1(Alternaria major allergen) empregado de forma exploratória. A macromorfologia e micromorfologia das colônias dos isolados apresentaram características condizentes com o gênero Alternaria. Com base no teste de patogenicidade, 6 isolados causaram sintomas em folhas de tangelo, em 6 isolados os sintomas foram em folhas de tangelo e laranja ou limão, e 9 isolados em folhas de tangerina, limão e laranja. De acordo com o gene Alt a1, quatro prováveis espécies de Alternaria foram identificadas:  A. alternata, A. gossypina, A. longipes e A. tomato. Um novo clado foi formado com 6 dos isolados em estudo, como forma de aprofundar a identificação foram sequenciadas as regiões TEF 1α (translation elongation fator 1-alpha) e GAPDH (glyceraldehyde-3-phosphate dehydrogenase), sendo necessários mais genes para a confirmação da espécie. A detecção de espécies, além de A. alternata, indicam que tangerinas e seus híbridos são suscetíveis há um maior número de espécies do gênero Alternaria do que se acreditava anteriormente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - VALTER CRUZ MAGALHÃES - UFLA (Suplente)
Externo à Instituição - SILVINO INTRA MOREIRA - UFU (Suplente)
Presidente - EDUARDO ALVES (Membro)
Interno - EDSON AMPELIO POZZA (Membro)
Externo à Instituição - DEILA MAGNA DOS SANTOS BOTELHO - UFLA (Membro)
Externo à Instituição - DANILO BATISTA PINHO - UnB (Membro)
Notícia cadastrada em: 07/07/2025 15:32
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 14/07/2025 21:31