Banca de QUALIFICAÇÃO: TIBÚRCIO DA GRACINDA LOPES CHEMBEZE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIBÚRCIO DA GRACINDA LOPES CHEMBEZE
DATA: 26/07/2024
LOCAL: Sala da Pós Graduação - DQI

OBTENÇÃO DE FOTOCATALISADORES FLUTUANTES E DE ALTA DENSIDADE A PARTIR O RESÍDUO PÓ DE ACIARIA ELÉTRICA E MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA DEGRADAÇÃO DE CONTAMINANTES ORGÂNICOS

Resíduo Industrial; Fotocatalisador; Óxido de Zinco; Preto Remazol

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica

Neste estudo, o pó de aciaria elétrica (PAE), um resíduo da indústria siderúrgica, foi suportado em amostra de areia nas proporções de 20% (20PAE/A), 40% (40PAE/A) e 60% (60PAE/A). Os materiais foram caracterizados e utilizados como fotocatalisadores para a descoloração da solução do corante têxtil Preto Remazol (PR). A caracterização por difração de raios X revelou que os principais óxidos presentes no PAE são ZnO, MgO e SiO2. As imagens de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e o mapeamento elementar mostraram que o PAE está presente em partículas de variadas formas e tamanhos, distribuídas de maneira irregular e formando aglomerados esféricos em forma de blocos com superfície lisa e regular, características atribuídas à areia. Além disso, foram observadas partículas menores distribuídas heterogeneamente na superfície dos blocos. As reações fotocatalíticas para a descoloração do PR apresentaram uma cinética de pseudo-ordem zero. Os melhores resultados foram obtidos com 60 mg de cada catalisador, utilizando uma lâmpada de 51 watts e pH 5, com eficiência de descoloração variando entre 38% e 91%. Em particular, a eficiência da descoloração aumentou com a quantidade de PAE suportado na areia. Esses resultados indicam que o PAE, como resíduo siderúrgico, não só possui boa estabilidade térmica, mas também apresenta um ótimo desempenho na degradação do corante PR, podendo ser reutilizado em diversas reações fotocatalíticas. Sendo assim, o PAE é um material promissor para aplicações em fotocatálise, contribuindo para o aproveitamento sustentável de resíduos industriais.

Interno - MARIO CESAR GUERREIRO (Membro)
Interno - MARIA LUCIA BIANCHI (Membro)
Interno - GUILHERME MAX DIAS FERREIRA (Suplente)
Presidente - FABIANO MAGALHAES (Membro)