Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL PEREIRA ALVES

DISCENTE: RAFAEL PEREIRA ALVES
DATA: 20/09/2024
LOCAL: anfiteatro do Departamento de Química

Geração de biocarvão de borra de café pelo processo HTC com níquel(II) para a ativação física com CO2

resíduos de biomassa, resíduos lignocelulósico, HTC, Carbonização hidrotérmica

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
ESPECIALIDADE: Cinética Química e Catálise

As macromoléculas é um termo genérico para designar compostos químicos de elevada massa molar. As macromolécilas cuja a estrutura apresenta uma repetição de unidades estruturais (monômeros), são chamadas de polimeros. Existem dois tipos principais de macromoléculas: as sintéticas e as naturais. As macromoléculas naturais desempenham um papel essencial em organismos vivos, tendo como funções fundamentais a provisão de materiais estruturais e participação em processos vitais na sociedade. O conjunto de macromolélas de origem vegetal  são comumentes designadas como biomassa. Destaca-se a biomassa lignocelulósica, que pode ser um dos principais resíduos gerados pelo agronegócio. Grandes quantidades de materiais ligininocelulósicos são gerados tanto no campo como em cidades e industrias. Na composição desses materiais, se destaca a celulose, hemicelulose e a lignina. Com vista no aproveitamento do resídu9o ligninocelulósico tem-se estudado o uso da carbonização hidrotérmica (HTC), que é um método eficiente e vantajoso para a obtenção de produtos tecnológicos e ambientalmente corretos, como o biocarvão e o bio-óleo. O processo HTC  promove a carbonização de compostos poliméricos, sejam naturais ou sintéticos, com foco em materiais que apresentam elevado teor de carbono e umidade, como é o caso dos resíduos lignocelulósicos. Os materiais carbonáceos gerados por meio da HTC da biomassa apresentam significativas vantagens, incluindo o aumento do teor de carbono fixo e melhorias na morfologia dos compostos resultantes. Esses materiais são versáteis e, além aproveitar aa biomassa residual, podem ser amplamente aplicados em soluções ambientais, tecnológicas, energéticas e catalíticas, tais como adsorvente, suportes e fornte de energia renovável.

Palavras chaves:  biomassa, resíduos lignocelulósico, HTC, Carbonização hidrotérmica, biocarvão, ativação física

Externo ao Programa - FRANCIANE PINHEIRO CARDOSO CAMPOS - DQI/ICN (Suplente)
Externo ao Programa - LIDIANY MENDONCA ZACARONI LIMA - DQI/ICN (Membro)
Interno - JONAS LEAL NETO (Membro)