Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: VITOR HUGO MARQUES BORTOLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITOR HUGO MARQUES BORTOLO
DATA: 29/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala da Pós-graduação do Departamento de Química
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE ELETRODOS PARA SUPERCAPACITORES ELETROQUÍMICOS A PARTIR DE BIOMASSA DE SACCHAROMYCES CEREVISIAE ANCORADA COM NANOPARTÍCULAS BIMETÁLICAS BIOSSINTETIZADAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Nanobiotecnologia; Nanopartículas bimetálicas; Carbono de biomassa; Desempenho eletroquímico.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
RESUMO:

O aumento global do consumo de energia, aliado à predominância dos combustíveis fósseis, tem causado sérios problemas de escassez de recursos e poluição ambiental, contribuindo para o aquecimento global. Em resposta a esses desafios, a pesquisa tem se voltado para fontes renováveis de energia e para o desenvolvimento de sistemas eficientes de armazenamento de energia. Os supercapacitores eletroquímicos emergem como uma solução promissora devido à sua alta densidade de potência, vida útil apreciável e baixo impacto ambiental. Assim, este trabalho explora o potencial de eletrodos para supercapacitores eletroquímicos, focando na melhoria de suas características por meio do uso de materiais de carbono derivados de biomassa e nanopartículas metálicas biossintetizadas. A pesquisa investiga a utilização de nanopartículas de ligas metálicas produzidas por Saccharomyces cerevisiae, uma levedura amplamente estudada e utilizada industrialmente, para ancoragem em materiais de carbono. Essa abordagem visa criar eletrodos de supercapacitores com maior capacitância específica e desempenho eletroquímico superior. Para avaliar esses parâmetros, serão empregadas duas técnicas eletroquímicas, a voltametria cíclica e carga-descarga galvanostático. A voltametria cíclica permitirá a determinação da capacitância específica dos eletrodos e reações redox dos materiais. Já a técnica de carga-descarga galvanostático fornecerá dados sobre a capacidade de armazenamento de energia, a ciclabilidade e a resistência interna dos dispositivos. A proposta deste estudo é inovadora e alinhada aos princípios da química verde, oferecendo uma solução ecológica e econômica para o armazenamento de energia. O projeto busca contribuir para o desenvolvimento de tecnologias de armazenamento mais eficientes e sustentáveis, aproveitando a biomassa e nanopartículas biossintetizadas como componentes chave para a melhoria dos eletrodos para supercapacitores eletroquímicos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ZUY MARIA MAGRIOTIS (Suplente)
Externo ao Programa - TATIANA CARDOSO E BUFALO - DFI/ICN (Membro)
Externo à Instituição - MATHEUS JULIEN FERREIRA BAZZANA - UFLA (Membro)
Externo à Instituição - LEONARDO LUIZ OKUMURA - UFV (Suplente)
Externo à Instituição - JEFERSON ALMEIDA DIAS - UNICAMP (Membro)
Presidente - ADELIR APARECIDA SACZK (Membro)
Notícia cadastrada em: 14/10/2024 19:11
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 26/12/2024 13:30