Notícias

Banca de DEFESA: AMANDA VERÍSSIMO REZENDE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA VERÍSSIMO REZENDE
DATA: 23/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: sala de seminários PPGCV
TÍTULO:

ANÁLISE DISCRIMINANTE DO PERFIL DE PRODUTORES DE ACORDO COM PADRÕES DE CONTAGEM DE CÉCULAS SOMÁTICAS E CONTAGEM PADRÃO EM PLACA DAS PROPRIEDADES.


PALAVRAS-CHAVES:

qualidade de leite, CCS, CBT, CPP, boas práticas, propriedades leiteiras


PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Medicina Veterinária Preventiva
ESPECIALIDADE: Epidemiologia Animal
RESUMO:

 

A implementação de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) é de extrema importância e refere-se à adoção de procedimentos adequados em toda cadeia produtiva, assegurando que o leite seja produzido por animais saudáveis e de forma sustentável, sendo essas algumas exigências da normativa 77/2018. O objetivo do estudo foi traçar o perfil das propriedades leiteiras e reduzir as variáveis para discriminar produtores com padrões de qualidade adequados ou não a IN 76 e 77/2018 por meio da análise FDR (Fisher Discriminant Ratio). Para tanto, foram utilizados dados secundários coletados de forma transversal pela empresa Cia do Leite em dois bancos de dados: 1. Parâmetros de qualidade do leite – a. Contagem de Células Somáticas (CCS) e b. Contagem Padrão em Placa (CPP) e 2. Resultados das entrevistas - formulário aplicado aos produtores filiados ao laticínio contratante, em uma única visita, no período de junho de 2019 a fevereiro de 2020. Os bancos foram conectados pelo nome do produtor. Foram feitas análises descritivas de todas as variáveis levantadas para traçar o perfil dos entrevistados e suas propriedades. Os parâmetros CCS e CPP foram categorizados como “Conforme” ou “Não conforme” frente a Instrução Normativa 77/2018 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. Sendo “Conforme”, aqueles com CCS abaixo de 500 mil CS/mL e CPP abaixo de 300 mil UFC/mL e “Não conforme” se estiverem acima desses padrões. Foi feita análise FDR para distinguir dois grupos em duas situações: 1. De todo o conjunto de dados para discriminar as categorias “conforme” e “não conforme”; 2. De um subconjunto de dados, selecionando os 10% das propriedades de valores maiores e menores para de CCS e CPP para determinar quais variáveis discriminam as melhores e piores propriedades na amostra estudada. Concluiu-se que as 15 variáveis que mais discriminaram produtores na conformidade e nas análises de padrões alto e baixo podem ser categorizadas com: causais, de controle zootécnico, implementação de tecnologias ou de assistência técnica periódica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ISIS ABEL BEZERRA - UFPA (Suplente)
Externo ao Programa - FRANCISCO DUQUE DE MESQUITA NETO - DMV/FZMV (Suplente)
Externo à Instituição - DENIS LUCIO CARDOSO - IMA (Membro)
Externo ao Programa - DANTON DIEGO FERREIRA - DAT/EENG (Membro)
Presidente - CHRISTIANE MARIA BARCELLOS MAGALHAES DA ROCHA (Membro)
Notícia cadastrada em: 13/08/2024 11:55
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 25/08/2024 12:15