(RE) CONHECIMENTO E USO DE FORMIGAS NA GESTÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS: INTERAÇÕES ECOLÓGICAS E SOCIOAMBIENTAIS NA CONSERVAÇÃO
Processos ecológicos. Representação ambiental. Gestão de áreas protegidas. Divulgação científica. Troca de Saberes.
Embora as formigas se destaquem pela sua alta diversidade, distribuição e relevância ecológia para o funcionamento dos ecossistemas, o conhecimento acumulado sobre esses organismos não são aplicados efetivamente em ações conservacionistas, como o planejamento e a gestão de áreas protegidas. Nesta tese apresentam-se o reconhecimento e uso das formigas na gestão de áreas protegidas através de processos ecológicos, representações sociais e troca de saberes. Para tal, avaliou-se: (i) se diferentes critérios de classificação do grau de conservação das áreas de Parque Estaduais na Mata Atlântica podem ser considerados bons preditores para avaliações de processos ecológicos desempenhados por formigas, e consequentemente do funcionamento destes ecossistemas; (ii) como as formigas são representadas por interlocutores do Estado (gestores e equipe de gestão), Sociedade (visitantes) e Academia (pesquisadores), atores envolvidos direta e indiretamente na conservação das áreas protegidas, para a estratégia de construção de ações de educação ambiental nos Parques Estaduais. Em uma terceira abordagem compartilhou-se o relato de experiência sobre a idealização, desenvolvimento e execução do projeto “Formigas em Ação”, iniciativa que tem o intuito de realizar a divulgação científica sobre formigas pela troca de saberes com diferentes grupos sociais, e assim promover reflexões sobre a importância ecológica e sociocultural deste superorganismo. Evidenciou-se que: (i) critérios de classificação do grau de conservação das áreas baseados em conhecimentos subjetivos e técnicos não são bons preditores para avaliar os processos ecológicos realizados pelas formigas, mas critérios ecológicos, como a frequência de formigas removedoras de diásporos e a riqueza de formigas predadoras de insetos influenciaram quantitativamente os processos e devem ser considerados nas avaliações; (ii) Estado, Sociedade e Academia apresentam similaridades e diferenças nas representações sobre as formigas de acordo com os papéis sociais que cada grupo desempenha no contexto da gestão. O projeto “Formigas em Ação” mostrou-se como uma ferramenta de divulgação científica sobre formigas ao possibilitar o reconhecimento ecológico e sociocultural por diversos atores sociais, frente repercussão positiva e interesse de crianças, jovens e educadores. Avalia-se que a pesquisa apresenta um panorama das potencialidades, fragilidades, lacunas e desafios na utilização e integração dos conhecimentos científicos sobre as formigas e dos saberes de diferentes grupos sociais na promoção da conservação das áreas protegidas. A pesquisa contribui para o reconhecimento da importância ecológica das formigas para o funcionamento dos ecossistemas e como uma proposta para o início da inclusão ecológica, ambiental, social e educacional desses organismos em ações e programas de gestão dos Parques Estaduais que valorizem, respeitem e integrem os conhecimentos individuais e coletivos.