DESENVOLVIMENTO DE CHATBOT PARA TAREFAS DEQUESTION ANSWERING COM CONSULTAS A KNOWLEDGE BASES
Chatbot. KBQA. NLP
O termo chatbot nos últimos 10 anos tem ganhado cada vez mais destaque e inte-resse na comunidade científica. Os trabalhos sobre o tema tiveram um crescimento muito grande, próximo de 4711% em plataformas como o Scholar da Google. Este interesse não foi exclusivo da comunidade científica, a internet possibilitou que muitos serviços antes prestados apenas presencialmente, serem disponibilizados via internet. Os chatbots tornaram-se uma poderosa ferramenta para atendimento ao público de uma forma geral, podendo responder a perguntas executadas pelo mesmo.Esse tipo de chatbot executa tarefas chamadas deQuestion Answering (QA), isto é, o sistema recebe uma pergunta realizada em linguagem natural e executa algum processamento para que a resposta seja recuperada. O objetivo deste trabalho é propor a combinação de modelos (ensemblede modelos) do estado da
arte para tarefas de QA em consultas a bases de conhecimento (KB), tal qual o desempenho desteensembleseja superior aos das suas versões isoladas.