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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ GUSTAVO ALMEIDA CARNEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ GUSTAVO ALMEIDA CARNEIRO
DATA: 20/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Modelagem em Caixa Cinza de um Motor 3 Cilindros Flex: Análise da Variação da Reserva de Torque e Rotação do Motor


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem em caixa cinza, motor flex, emissões de gases poluentes, reserva de torque, impacto ambiental, combustão, sustentabilidade.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação
RESUMO:

Este estudo propõe a modelagem em caixa cinza de um motor flex de três cilindros, com o objetivo de investigar a influência da variação da reserva de torque e da rotação do motor nas emissões de gases poluentes, considerando o uso de etanol e gasolina. A abordagem combina princípios físicos e dados experimentais para representar o comportamento do motor. Por meio de simulações e com foco nas substâncias críticas, são analisadas as emissões de CO, NOx e NMHC, permitindo uma avaliação quantitativa do impacto ambiental dos diferentes modos de operação e classificando com base na normal legislativa L8. As condições de operação do motor, como a carga, a rotação e o tipo de combustível, são consideradas variáveis importantes, pois afetam diretamente a eficiência e qualidade da combustão, a formação de poluentes e o comportamento do motor durante o lightoff, fase crítica para a estabilidade e controle das emissões. O estudo explora o ponto ótimo de operação, equilibrando o tradeoff entre emissões e a estabilidade do motor, levando em consideração o regime de rotação e a variação da reserva de torque. Além disso, é realizada uma análise detalhada das interações entre os parâmetros de controle do motor, como a pressão de injeção, o avanço de ignição e a composição da mistura ar-combustível. A metodologia empregada utiliza uma abordagem matemática que integra a física do processo de combustão e dados empíricos para prever os comportamentos dinâmicos do motor, incluindo as emissões geradas em diferentes cenários. Os resultados obtidos contribuem para a otimização do desempenho energético e a redução das emissões, permitindo uma análise comparativa entre os combustíveis utilizados, alinhando-se às regulamentações ambientais e ao desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis no setor automotivo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - RICARDO RODRIGUES MAGALHAES (Membro)
Interno - DANTON DIEGO FERREIRA (Suplente)
Interno - DANIEL AUGUSTO PEREIRA (Membro)
Interno - BRUNO HENRIQUE GROENNER BARBOSA (Membro)
Presidente - ANDRE MURILO DE ALMEIDA PINTO (Membro)
Notícia cadastrada em: 26/02/2025 12:07
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