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Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS LOURENÇO DO CARMO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS LOURENÇO DO CARMO
DATA: 21/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/iay-ddrg-hwv
TÍTULO:

GÊMEO DIGITAL COMO FERRAMENTA DE APOIO À EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E ROTEIRIZAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS INTELIGENTES


PALAVRAS-CHAVES:

veículos elétricos inteligentes; planejamento de rotas; eficiência energética; gêmeo digital; SUMO.


PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Transportes
SUBÁREA: Veículos e Equipamentos de Controle
ESPECIALIDADE: Veículos de Transportes
RESUMO:

A crescente demanda por soluções sustentáveis na mobilidade urbana tem impulsionado o desenvolvimento de veículos elétricos inteligentes e estratégias voltadas à otimização de consumo energético. No entanto, fatores como autonomia limitada, escassez de pontos de recarga e variabilidade das condições de tráfego ainda representam obstáculos significativos à ampla adoção desses veículos. Nesse cenário, este trabalho investiga a aplicação de Gêmeos Digitais (DTs) como ferramenta de suporte à tomada de decisão em tempo real, voltada ao planejamento dinâmico de rotas e ao monitoramento energético de veículos elétricos inteligentes. Inicialmente, é conduzida uma análise bibliométrica a partir da base Web of Science, com  a finalidade de avaliar a relevância da linha temática no cenário global e conhecer melhor as possíveis aplicações conjuntas. Com isso, a pesquisa resultou, a qual resultou em 4.209 documentos, dos quais 206 incluem o termo digital twin como palavra-chave. A construção do mapa de coocorrência revelou cinco agrupamentos temáticos principais, destacando os termos electric vehicles, energy efficiency, autonomous vehicles e digital twin como centrais no corpus analisado. Na etapa experimental, desenvolveu-se uma aplicação em simulação integrada ao SUMO, acoplada à interface TraCI e programada em linguagem Python, na qual a lógica do gêmeo digital monitora continuamente variáveis operacionais como velocidade, aceleração e nível de carga da bateria. A cada passo da simulação, decisões como recálculo de rota e redirecionamento a pontos de recarga são tomadas dinamicamente com base nas condições da rede viária e na energia disponível. Os resultados obtidos demonstram a viabilidade do uso de Gêmeos Digitais para mitigar a ansiedade de autonomia, melhorar a eficiência energética em tempo real e favorecer uma maior aceitação dos veículos elétricos na mobilidade urbana.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LEANDRO DA SILVA CAMARGO - UFPel (Suplente)
Externo ao Programa - ARTHUR DE MIRANDA NETO - DAT/EENG (Membro)
Interno - FELIPE OLIVEIRA E SILVA (Membro)
Presidente - DANILO ALVES DE LIMA (Membro)
Notícia cadastrada em: 06/08/2025 06:28
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