Notícias

Banca de DEFESA: RAFAELA MALHEIROS SALOMON

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA MALHEIROS SALOMON
DATA: 31/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Anfiteatrato do Horto Medicinal
TÍTULO:

ADUBAÇÃO VERDE COM Crotalaria juncea AFETA A PRODUÇÃO DE BIOMASSA E O METABOLISMO DE COMPOSTOS VOLÁTEIS E FENÓLICOS DE Lippia dulcis Trevir. (Verbenaceae)


PALAVRAS-CHAVES:

Capim doce; planta medicinal; adubação orgânica; óleo essencial, verbascosídeo.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

A Lippia dulcis Trevir. (Verbenaceae) é uma planta medicinal que tem potencial antidiabético e edulcorante. Apresenta na sua composição química óleos essenciais e compostos fenólicos, incluindo verbascosídeo. Objetivou-se avaliar a influência da adubação verde com Crotalaria juncea no crescimento vegetativo e no acúmulo de óleo essencial, compostos fenólicos totais e verbascosídeo em Lippia dulcis. O experimento foi conduzido em delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC), com sete tratamentos T1: Substrato terra e areia; T2: Adubação com esterco de gado, na quantidade de 450 g/vaso de 10 L; T3: Adubação química; T4: 3 kg m-² de adubo verde (150g por vaso de 10 L); T5: 6 kg m-² de adubo verde (300 g por vaso de 10 L); T6: 9 kg m-² de adubo verde (450g por vaso de 10 L); T7: 12 kg m-² de adubo verde (600 g por vaso de 10 L). Foram avaliados peso seco; análise foliar; teores de pigmentos fotossintetizantes, fenólicos totais, flavonóides totais e verbascosídeo; e, teor, rendimento e análise química do óleo essencial. Para o crescimento da biomassa da planta o melhor tratamento foi com uso de 600 g de Av. Para o teor e rendimento do óleo essencial foram as doses 450 e 600 g de AV. Para o verbascosideo e flavonoides totais foi o tratamento controle. Para os compostos fenólicos os melhores tratamentos foram a adubação química e AV na dose de 300 g. O uso do adubo verde em detrimento da adubação convencional foi positiva para os atributos analisados na espécie de Lippia dulcis. Além de ser uma estratégia mais barata e sustentável no cultivo de plantas medicinais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - OSMAR ALVES LAMEIRA - EMBRAPA (Membro)
Presidente - SUZAN KELLY VILELA BERTOLUCCI (Membro)
Externo à Instituição - RICARDO MONTEIRO CORRÊA - IFMG (Membro)
Externo ao Programa - MANUEL LOSADA GAVILANES - DBI/ICN (Suplente)
Interno - JOSE EDUARDO BRASIL PEREIRA PINTO (Membro)
Externo à Instituição - FELIPE CAMPOS FIGUEIREDO - IFSM (Suplente)
Notícia cadastrada em: 24/03/2023 10:46
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 03/07/2024 10:23