Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA LEÃO ROSADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA LEÃO ROSADO
DATA: 17/11/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Anfiteatro do Horto de Plantas medicinais
TÍTULO:

Controle de qualidade e atividade biológica in vitro de cápsulas de Curcuma longa L. adquiridas comercialmente em Lavras -MG



PALAVRAS-CHAVES:

Açafrão, Cúrcuma, Lipoxidase, controle de qualidade, atividade biológica



PÁGINAS: 13
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
SUBÁREA: Análise e Controle de Medicamentos
RESUMO:

Desde a antiguidade, a cúrcuma tem sido amplamente utilizada no tratamento de várias doenças. A Cúrcuma longa L., conhecida como açafrão-da-terra, cúrcuma, turmérico, açafrão-da-índia, açafrão e gengibre amarelo, pertencente à família Zingiberaceae. Os principais componentes dos rizomas são os curcuminóides (curcumina, bisdemetoxicurcumina e desmetoxicurcumina). A curcumina é a principal substância dos rizomas, ela é responsável pela cor amarela típica e por várias atividades farmacológicas como anti-inflamatória e antioxidante. 

Pelos benefícios farmacológicos associados à facilidade na obtenção dessas cápsulas, tem se observado um crescente uso desse produto, com isso devemos ficar atento às legislações que regulamentem essa comercialização, pois muitas empresas visando lucratividade tem produzido e comercializado esse produto.

Há uma escassez na fiscalização da comercialização de fitoterápicos, isso gera uma preocupação, pois há adulterações, falsificações e falta de dosagem adequada, com isso o uso desses medicamentos se torna preocupante, trazendo o dano à saúde dos usuários, que pode ser bastante severa. 

Pautados nessa preocupação, este trabalho irá avaliar a qualidade de cápsulas e pós comercializados sob a alegação de se tratar da espécie Cúrcuma Longa L., através dos parâmetros contidos na Farmacopeia Brasileira e na literatura específica. Serão analisadas amostras em cápsulas, adquiridas em estabelecimentos na cidade de Lavras-MG. A metodologia consistirá em avaliar a apresentação comercial de acordo com as legislações. Aspectos sensoriais, composição química verificando a autenticidade das amostras e sua pureza. Também será analisada a atividade na inibição da enzima lipoxidase, mecanismo bem descrito na literatura como sendo a atividade farmacológica primordial para a espécie.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - WILSON MAGELA GONCALVES - DAG/ESAL (Membro)
Presidente - WANDERLEY JOSÉ MANTOVANI BITTENCOURT - UNILAVRAS (Membro)
Interno - LUCIANE VILELA RESENDE (Membro)
Externo à Instituição - LIDIANE ORLANDI - UNILAVRAS (Suplente)
Externo à Instituição - KIYOKO UEMURA UTIUMI - PML (Suplente)
Notícia cadastrada em: 13/11/2023 08:31
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 03/07/2024 10:26