Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL MARLON ALVES DE ASSIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL MARLON ALVES DE ASSIS
DATA: 29/09/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Anfiteatro do Horto de Plantas Medicinais
TÍTULO:

Adubação verde, reguladores de crescimento e elicitores na produção de biomassa,  óleo essencial e na capacidade antioxidante de Origanum vulgare L. (Lamiaceae)


PALAVRAS-CHAVES:

cultivo orgânico, metabólito secundário, hidrato de trans-sabineno, timol, terpinen-4-ol, crotalária.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O orégano é uma planta amplamente utilizada em todo o mundo para fins medicinais e condimentares. Os fertilizantes orgânicos são importantes em termos de proteção ambiental e melhoria da estrutura do solo. Os objetivos deste estudo foram avaliar o efeito da adubação verde (GM) (Crotalaria juncea L.) na produção de biomassa, realizar uma análise química de óleos essenciais e determinar o acúmulo de compostos fenólicos e a atividade antioxidante. Os tratamentos consistiram em doses de GM 0, 150, 300, 450 e 600 g com parte aérea (folha+caule) e 200 g de raízes de crotalária, 600 g com apenas parte aérea (Sh), 200 g somente com raízes de GM, e com terra + 300 g de esterco curtido por vaso. Aos 90 dias, foram avaliados: peso seco da folha (LDW), peso seco do caule (SDW), peso seco da raiz (RDW), peso seco da parte aérea (SHDW = LDW+SDW), peso seco total (TDW = LDW + SDW+RDW), razão raiz-parte aérea (R/Sh), área foliar total, teor e rendimento de óleo essencial, fenóis totais e flavonoides totais. Houve efeitos significativos das doses GM sobre o peso seco do orégano. As maiores médias de LDW, SDW, RDW, ShDW e TDW foram observadas tanto na presença de GM (300, 450 e 600 g GM (Sh+R), 600 g GM (Sh), quanto no esterco bovino (300 g). Para o teor e rendimento de óleo essencial, a GM resultou nas maiores médias, bem como o maior acúmulo de flavonóides. Para a produção de óleo essencial, o tratamento sem GM (solo controle) resultou em um decréscimo de 75% em comparação à do tratamento 450 g GM (Sh+R) e em uma redução de aproximadamente 71% em relação aos tratamentos com doses de 300, 600 g GM (Sh + R) e 600 g GM (Sh). Com base na análise de componentes principais (PCA), tanto a GM orgânica (300, 450, 600 g GM (R+Sh) e 600 g GM (Sh) quanto a adubação com esterco (esterco bovino) influenciaram positivamente a massa seca e o teor, rendimento e constituintes químicos do óleo essencial, bem como o acúmulo de flavonóides totais no orégano. A GM (C. juncea) pode ser benéfico para o cultivo de O. vulgare, pois pode aumentar a produção de biomassa e dos componentes ativos presentes nesta espécie. O uso de C. juncea como GM é um recurso de baixo custo que tem efeito positivo no cultivo de plantas de O. vulgare, e sua utilização pode reduzir o uso de fertilizantes químicos, tornando-se uma estratégia ecologicamente adequada para o cultivo de plantas medicinais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADENILSON HENRIQUE GONCALVES - UFLA (Membro)
Externo à Instituição - ALEXANDRE ALVES DE CARVALHO - UFLA (Membro)
Externo à Instituição - FILIPE ALMENDAGNA RODRIGUES - UFLA (Membro)
Presidente - JOSE EDUARDO BRASIL PEREIRA PINTO (Membro)
Interno - SUZAN KELLY VILELA BERTOLUCCI (Suplente)
Externo à Instituição - THAINÁ DE OLIVEIRA - FACICA (Suplente)
Notícia cadastrada em: 09/09/2022 15:43
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 03/07/2024 10:24