Banca de QUALIFICAÇÃO: ENEIDY COSTA NARDES

DISCENTE: ENEIDY COSTA NARDES
DATA: 11/12/2023
LOCAL: Anfiteatro do horto medicinal

INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO VERDE ASSOCIADA COM BIOFERTILIZANTE NO CRESCIMENTO E NA PRODUÇÃO DE FLAVONÓIDES DE Calendula officinalis L.

planta medicinal, cultivo sustentável, nutrição de plantas

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Calendula officinalis L., conhecida popularmente como calêndula, pertence à família Asteraceae. As folhas e os capítulos florais dessa espécie possuem propriedades anti-inflamatórias, anti-espasmódicas, emenagogas, colagogas, sedativas, sudoríficas, vulnerárias e bactericidas. O desenvolvimento de tecnologias de cultivo, como exemplo o uso da adubação verde, é relevante para dar sustentabilidade ao sistema de produção de espécies medicinais. Neste sentido, objetiva-se estudar o uso da adubação verde associado ao biofertilizante no crescimento e na produção de flavonoides em calêndula. As espécies de adubos verdes como Crotalaria juncea L., Pennisetum glaucum (L.) R. Br. e Mucuna aterrima var. comum, serão cultivadas na Fazenda Experimental “Gota da Esperança” da Universidade Federal de Lavras, por 90 dias. Posteriormente, esses adubos verdes serão fragmentados e incorporados ao solo. Após 15 dias da incorporação, sementes de calêndula serão depositadas no sulco de semeadura, com ou sem a pulverização do biofertilizante Vairo. Será utilizado o delineamento em blocos ao acaso com parcelas subdivididas, sendo o uso de biofertilizante dispostos na parcela (36 m2) e as espécies de adubo verde e vegetação espontânea na subparcela (9 m2), e quatro repetições. Após 90 dias de cultivo das calêndulas, serão avaliados: o peso seco de caule, folha e capítulos florais, diâmetro de caule, comprimento de parte aérea e teor de flavonoides. Com esse estudo, espera-se subsidiar o avanço em técnicas de cultivo sustentável de calêndulas.

Externo ao Programa - WILSON MAGELA GONCALVES - DAE/FCSA (Membro)
Interno - WANDERLEY JOSÉ MANTOVANI BITTENCOURT - UNILAVRAS (Suplente)
Interno - LUCIANE VILELA RESENDE (Membro)
Presidente - ALEXANDRE ALVES DE CARVALHO (Membro)