Notícias

Banca de DEFESA: RAFAEL MARLON ALVES DE ASSIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL MARLON ALVES DE ASSIS
DATA: 22/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Horto de Plantas Medicinais
TÍTULO:

GREEN MANURE AND GROWTH REGULATORS IN THE PRODUCTION OF BIOMASS, ESSENTIAL OIL AND ANTIOXIDANT CAPACITY OF Origanum vulgare L. (LAMIACEAE)


PALAVRAS-CHAVES:

Orégano. Crotalária. Aplicação foliar. Planta medicinal. Metabolito secundário.


PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O orégano (Origanum vulgare L.) é uma das espécies mais importantes comercialmente da família Lamiaceae, pois tem sido largamente utilizada nas indústrias agrícolas, farmacêuticas e de cosméticos.  Dentre as práticas usadas para aumentar a biomassa e produção de óleo essencial nas plantas medicinais encontram-se: adubação verde (AV) e aplicação foliar de reguladores vegetais. Portanto objetivou-se: (1) avaliar o efeito da adubação verde (Crotalaria juncea L.) na produção de biomassa, composição química do óleo essencial, acúmulo de compostos fenólicos e atividade antioxidante de O. vulgare e (2) observar a influência da aplicação foliar de reguladores de crescimento de plantas (RCPs) na produção de biomassa, metabólitos secundários e na atividade enzimática antioxidante de O. vulgare. O experimento de adubação verde foi constituído por oito tratamentos: controle (solo); 200 g vaso-1 (raiz de crotalária); 150, 300, 450 e 600 g vaso-1 parte aérea de crotalaria (PA=folha+caule) + 200 g vaso-1 (raiz de crotalária); 600 g vaso-1 parte aérea de crotalaria (PA); e controle positivo (esterco bovino 300 g vaso-1).  Para os RCPs foi utilizado 3 tipos (Giberelina-GA3, Ácido indolbutírico-AIB, Cinetina-KIN) com 3 concentrações (25, 50, 100 mg L-1) + controle. Foram avaliados o peso seco, pigmentos fotossintéticos, teor e rendimento de óleo essencial e atividade antioxidante. O manejo da AV proporcionou as maiores médias de peso seco nas doses 300, 450 e 600 g (PA+R) e 600 g (PA), assim como o esterco bovino (300 g). O tratamento sem AV (controle) resultou em um decréscimo de 75% na produção de óleo essencial em comparação ao tratamento 450 g AV (PA+R) e uma redução de aproximadamente 71% em relação aos tratamentos 300, 600 g AV (PA + R) e 600 g AV (PA). Para o uso de RCPs, a aplicação de GA3 na dose de 25 mg L-1 aumentou o peso seco da folha, caule, raiz, parte aérea e peso seco total em relação ao controle. O maior teor de clorofila a foi observado para a dose de KIN25. Os ganhos de teor de óleo com as doses de KIN25 e IBA25 foram de 30,9 e 29,6%, respectivamente, em relação à testemunha e as maiores médias de rendimento foram obserdas nas doses menores. Os menores níveis médios de peróxido de hidrogênio (H2O2) e malondialdeído (MDA) foram observados na presença dos RCPs. Os RCPs estimularam a atividade antioxidante enzimática, diminuindo a sinalização do estresse oxidativo. O uso de C. juncea como AV é um recurso de baixo custo que tem efeito positivo no cultivo de O. vulgare, e sua utilização pode reduzir a aplicação de fertilizantes químicos, tornando-se uma estratégia ecologicamente adequada para o cultivo de plantas medicinais. Além disso, a aplicação foliar de RCPs em baixas doses pode contribuir para aumentar a biomassa e os ingredientes ativos em O. vulgare.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - SUZAN KELLY VILELA BERTOLUCCI (Membro)
Externo à Instituição - OSMAR ALVES LAMEIRA - UFLA (Membro)
Externo ao Programa - MANUEL LOSADA GAVILANES - DBI/ICN (Suplente)
Presidente - JOSE EDUARDO BRASIL PEREIRA PINTO (Membro)
Externo à Instituição - FELIPE CAMPOS FIGUEIREDO - IFSM (Membro)
Externo à Instituição - ANA PAULA RIBEIRO MEDEIROS - NENHUMA (Membro)
Externo à Instituição - ADENILSON HENRIQUE GONCALVES - UFLA (Suplente)
Notícia cadastrada em: 17/02/2023 09:47
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 03/07/2024 18:21