Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JÚLIA ASSUNÇÃO DE CASTRO OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÚLIA ASSUNÇÃO DE CASTRO OLIVEIRA
DATA: 26/05/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Anfiteatro do Departamento de Entomologia
TÍTULO:

Qualificação realizada por meio de avaliação escrita.

 

Tìtulo: 

TOXICIDADE DE TRÊS ÓLEOS ESSENCIAIS E NANOEMULSÕES DE Eugenia uniflora L. PARA Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) E SELETIVIDADE PARA Trichogramma pretiosum (Hymenoptera: Trichogrammatidae)


PALAVRAS-CHAVES:

bioinseticidas; plantas aromáticas; praga agrícola, inimigo natural


PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

A lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae), é considerada uma praga agrícola de grande importância econômica por causar perdas de produtividade em diferentes culturas, tais como milho, soja, algodão, dentre outras. Estudos têm demonstrado a resistências desta praga aos inseticidas sintéticos. Além disso, estes produtos também têm impactado negativamente o meio ambiente e outros animais não-alvo inclusive os seres humanos. Assim, objetivou-se  avaliar a toxicidade dos óleos essenciais (OEs) das mirtáceas Cinnamodendron dinisii, Eugenia uniflora e Melaleuca armillaris para S. frugiperda e a seletividade fisiológica para o parasitoide Trichogramma pretiosum Riley, 1879 (Hymenoptera: Trichogrammatidae). Os OEs das folhas frescas das três espécies foram destilados por arraste a vapor, em destilador Marconi MA480 até não ocorrer mais condensação. Após este processo, os OEs foram purificados por decantação, removidos do tubo do destilador com o auxílio de uma micropipeta e colocados em fracos âmbar e armazenados em um congelador a -10°C, até a realização dos  bioensaios e análises químicas. O teor dos OEs foi calculado e expresso em mL.100 g-1 de folhas frescas. Os OEs das três espécies foram analisados por cromatografia gasosa acoplada a um detector de ionização em chamas (CG-DIC) e cromatografia gasosa acoplada a um detetor seletivo de massas (CG-EM) em um sistema Agilent® 7890A. A toxicidade dos OEs para a lagarta-do-cartucho foi verificada por meio de  aplicação tópica e pulverização dos OES em torre de Potter. Para os três OEs foram determinadas a Dose Letal Média (DL50). A Concentração Letal Média (CL50) foi determinada somente para o OE de E. uniflora que foi o mais promissor (). Foram  feitas nanoemulsões (NEs) contendo a concentração do OE de E. uniflora e estas foram caracterizadas quanto ao tamanho médio das gotas, potenciais zeta, estabilidade coloidal e morfologia. As NEs mais estáveis foram submetidas a bioensaio de toxicidade para lagartas de S. frugiperda e seletividade fisiológica para o T. pretiosum.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - SUZAN KELLY VILELA BERTOLUCCI (Membro)
Externo à Instituição - LIVIA APARECIDA DE SOUZA - UFLA (Membro)
Interno - JOSE EDUARDO BRASIL PEREIRA PINTO (Suplente)
Externo à Instituição - EDUARDO JOSÉ AZEVEDO CORRÊA - EPAMIG (Membro)
Externo à Instituição - DEJANE SANTOS ALVES - UTFPR (Membro)
Interno - ALEXANDRE ALVES DE CARVALHO (Membro)
Notícia cadastrada em: 24/05/2023 15:56
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 03/07/2024 18:24