Notícias

Banca de DEFESA: BRUNA DE OLIVEIRA NADALETE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA DE OLIVEIRA NADALETE
DATA: 08/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: On line
TÍTULO:

Viabilidade agronômica, anatômica, fisiológica e enzimática na aclimatização de bananeiras micropropagadas em sistema semi-hidropônico.


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura de tecidos. Hidroponia. Bananicultura


PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
RESUMO:

A bananeira é uma espécie frutífera pertencente à família Musacea e a maioria das cultivares desta espécie originaram-se no sudoeste do Continente Asiático. As bananas estão entre as frutas mais produzidas, comercializadas e consumidas globalmente. A propagação da bananeira por meio de técnicas tradicionais podem promover a disseminação de pragas e patógenos. A técnica de micropropagação, no entanto, permite a qualidade genética e sanitária do material propagativo. Para a realização desta, é necessária a aclimatização dos propágulos multiplicados que pode ser realizada em ambiente convencional de telado ou em hidroponia. o objetivo desse trabalho foi avaliar a viabilidade agronômica, anatômica e fisiológica, além de determinar a adaptabilidade e expressão enzimática de quatro cultivares de bananeiras (Grande Naine, Maçã, Prata Anã e BRS Platina) micropropagadas e aclimatizadas em sistemas convencional e hidropônico. Considerando os sistemas de cultivo, agronomicamente e anatomicamente se sobressai o sistema hidropônico. Quanto ao desempenho das cultivares nesse sistema, os dados agronômicos quantificados não as distinguiram significativamente. No entanto, anatomicamente, os dados foliares dão destaque para a cultivar Grande Naine e Prata-anã. A Grande Naine se destacou pelo melhor desempenho dos parênquimas e a Prata-anã pela densidade estomática, ambas características relacionadas ao desempenho fotossintético. Quanto aos dados radiculares, se sobressai Prata-anã devido a superior espessura do parênquima e quantidade de feixes vasculares, fatores que são sinônimos de potencial de armazenamento e absorção. Portanto, considerando o melhor desenvolvimento foliar e radicular, o sistema hidropônico é viável para a climatização de mudas de bananeira e a cultivar Prata-anã é mais adequada a aclimatização nesse ambiente hidropônico. As cultivares Maçã e Prata Anã foram mais responsivas agronomicamente a aclimatização em sistema hidropônico, e a cultivar Platina em sistema convencional. As clorofilas a, b e total, taxa fotossintética, condutância estomática e taxa transpiratória apresentaram superioridade no sistema hidropônico. Portanto, conclui-se o sistema hidropônico é viável para a aclimatização de plantas micropropagadas de bananeiras, tanto no quesito agronômico quanto fisiológico. As cultivares Maçã e Prata Anã apresentaram melhor comportamento em relação à aclimatização em sistema hidropônico, enquanto na cultivar Platina foi o sistema convencional de telado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - PRISCILA PEREIRA BOTREL - IFSM (Membro)
Presidente - MOACIR PASQUAL (Membro)
Externo ao Programa - LEILA APARECIDA SALLES PIO - DAG/ESAL (Suplente)
Externo ao Programa - JOYCE DORIA RODRIGUES - DAG/ESAL (Membro)
Externo ao Programa - FILIPE ALMENDAGNA RODRIGUES - DAG/ESAL (Membro)
Externo à Instituição - ESTER ALICE FERREIRA - EPAMIG (Suplente)
Externo à Instituição - DENIETE SOARES MAGALHÃES - UFLA (Membro)
Notícia cadastrada em: 05/09/2022 08:07
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 03/07/2024 11:25