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Banca de QUALIFICAÇÃO: SÁVIO LUIZ VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÁVIO LUIZ VIEIRA
DATA: 01/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Seminários DCC
TÍTULO:

LOGICARD: UM JOGO DE CARTAS DESPLUGADO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Jogos desplugados. Ensino de programação. Aprendizagem baseada em jogos. Computação na educação básica. Recursos educacionais desplugados.


PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

A importância do ensino de computação cresce à medida que as tecnologias digitais aumentam. No Brasil, com a aprovação do Parecer CNE/CEB 2/2022, o ensino de computação entra oficialmente na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Para isso se faz necessário a adaptação de currículos, estratégias, ferramentas e técnicas para a inserção da computação no ensino básico.
No Brasil, assim como muitos países do hemisfério sul, é notável a desigualdade no acesso à tecnologias de informação e comunicação, assim como a ausência de recursos digitais nas diversas regiões do Brasil, isso é mais um desafio que alguns professores encontram nas salas de aula.
Jogos, jogos sérios e aprendizagem baseada em jogos são ferramentas e técnicas que potencializam a aprendizagem dos alunos, pois se tornam parte do processo de aprendizagem.
Tendo em vista as barreiras e dificuldades de acesso a recursos digitais os recursos educacionais desplugados são alternativas eficazes para aprimorar o ensino. Este estudo tem como objetivo explorar e validar a hipótese de que um jogo físico de cartas pode ser uma solução viável e eficiente para ensinar programação de forma desplugada.
Para isto, propõe-se a condução deste trabalho utilizando a metodologia da Engenharia Didática para inicialmente caracterizar o estado da arte, realizando um mapeamento sistemático da literatura, para avaliar e desenvolver um jogo desplugado, que será avaliado por especialistas e aplicado em sala de aula para a observação, coleta de dados e validação da eficácia e eficiência do jogo desplugado para o ensino de programação na educação básica.
Com resultado preliminar foi desenvolvido um mapeamento sistemático da literatura. O resultado do mapeamento aponta um lacuna em relação à exploração de abordagens desplugadas frente abordagens digitais no contexto de jogos para ensino de programação. Apenas 5\% dos estudos identificados abordam recursos desplugados ou mistos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - PAULO AFONSO PARREIRA JUNIOR (Membro)
Presidente - MAURICIO RONNY DE ALMEIDA SOUZA (Membro)
Externo ao Programa - JOHNATAN ALVES DE OLIVEIRA - ICTIN (Suplente)
Externo à Instituição - CARLOS DOS SANTOS PORTELA - UFPA (Membro)
Notícia cadastrada em: 14/06/2024 15:47
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