UM ESTUDO SOBRE O PROBLEMA DINÂMICO DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS
Problema Dinâmico de Coleta e Entrega com Janelas de Tempo. Problema de Roteamento de Veículos. Paradigma de Orientação à Objetos. Heurística. Metaheurística.
Nos últimos anos, o volume de entregas diárias aumentou de forma significativa, demandando ferramentas de apoio a decisão baseadas em algoritmos de otimização. Uma das questões mais relevantes nesse cenário é a definição de rotas de entrega com o objetivo de minimizar custos. Este problema é um clássico da otimização combinatória, conhecido como o Problema de Roteamento de Veículos (PRV). O problema conta com variantes, entre elas o Problema Dinâmico de Coleta e Entrega com Janelas de Tempo (PDCEJT). No PDCEJT, os pedidos são recebidos ao longo do dia durante a designação de rotas. Além disso, um pacote deve ser coletado em um ponto e entregue a um destino diferente. Por fim, a coleta ou entrega de cada ponto deve ser realizada em um determinado intervalo de tempo. Outras variantes são derivadas desse problema, como o PDCEJT/UR, que conta com a classificação de pontos como rurais e urbanos. Este trabalho tem inspiração em um caso real de uma empresa de logistíca, e propõe a adaptação de um algoritmo da literatura para a solução do PDCEJT. Além da solução do problema, descreve-se metodologias que facilitam a generalização de soluções para diferentes variantes do PDCEJT. No intuito de exemplificar as abstrações feitas, propõe-se uma abordagem para resolver o PDCEJT/UR. Experimentos são realizados para o PDCEJT e para o PCEJT, em que extensões da heurística de solução implementada são comparadas. A melhor variação é utilizada para a resolução do PDCEJT/UR. Os resultados apontam que a solução para o PDCEJT e sua adaptação para o PDCEJT/UR são igualmente eficientes.