UMA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO
BÁSICA BRASILEIRA À LUZ DAS NORMAS COMPLEMENTARES À BNCC
Análise quali-quantitativa, Mapeamento Sistemático da Literatura; Computação; Educação Básica; Base Nacional Comum Curricular; Normas sobre Computação na Educação Básica
Já há muito tempo que se discute a importância de incluir o ensino da Computação
aolongodosanosquecompõemaEducaçãoBásicanoBrasil.Como
desenvolvimentotecnológicovivenciadonasúltimasdécadas,aexpansãoda
conexão em rede por meio da Internet e, principalmente, a aplicação da computação
em praticamente todos os ramos da atividade humana, a necessidade de realizar
essa inclusão tem se tornado cada vez mais evidente. Prova disso, a exemplo do
que já tem ocorrido em diversos outros países, é a aprovação de normas que
introduzem a obrigatoriedade do ensino dos fundamentos da computação em seus
currículos de ensino básico. No Brasil, isso foi feito através da Resolução Nº 1/2022
do Conselho Nacional de Educação - “Normas sobre Computação na Educação
Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”. Tendo isso em
vista,opresentetrabalhotemcomoobjetivoprincipalrealizarumaanálise
quali-quantitativa da literatura sobre o ensino de Computação na Educação Básica
brasileira, mais especificamente na etapa do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e
Anos Finais), buscando mapear e relacionar as práticas de ensino-aprendizagem e
os recursos que têm sido até então propostos na literatura, com as competências e
habilidades definidas pelas normas complementares à BNCC contidas na Resolução
Nº 1 do Conselho Nacional de Educação. Para isso, os seguintes passos foram
definidos como Método de Pesquisa: 1. Estudo da Legislação sobre o Ensino de
Computação na Educação Básica no Brasil; 2. Desenvolvimento de um Mapeamento
Sistemático da Literatura (MSL) e o relacionamento entre os estudos primários
identificadosnesteMSLeashabilidades descritas na resolução CNE/CEB nº
1/2022; 3. Realização de umworkshop, aplicação de questionários e realização de
entrevistas com profissionais da educação. Por meio desta pesquisa, espera-se
poder contribuir para a superação de alguns dos principais desafios relacionados à
introdução do ensino de Computação na Educação Básica, tais como a formação de
docentes, o desenvolvimento de currículos e a elaboração de recursos didáticos.